Existem muitas variedades de fitoplâncton , os quais parecem diferentes uns dos outros. No entanto , existem alguns elementos comuns da sua estrutura . Fitoplâncton precisa flutuar , enquanto vivem perto da superfície da água . Assim, muitas vezes eles têm flagelos, barbatanas ou espinhos para mantê-los à tona. Alguns fitoplâncton estão cheios de óleo , o que melhora a flutuabilidade . O fitoplâncton pode variar de 0.000039 to 0.39 polegadas de comprimento.
Variedades
Há muitos tipos diferentes de fitoplâncton e três grupos em que todos eles se encaixam . A maioria são plantas unicelulares , alguns são protistas --- como algas --- e alguns são simples bactérias . Alguns dos tipos mais amplamente encontrados de fitoplâncton são dinoflagelados , algas verdes, cianobactérias , cocolitóforos e diatomáceas .
Energia
Assim como em terra plantas, o fitoplâncton obtêm sua energia através de um processo conhecido como fotossíntese . Simplificando, este é um processo em que uma planta capta a luz solar usando a clorofila em suas células e transforma-lo em energia em que para sobreviver. Durante este processo , o fitoplâncton " inala " de dióxido de carbono e " exala " oxigénio . Isso significa que o fitoplâncton ajuda preencher a atmosfera com oxigênio, que é essencial para a sobrevivência dos seres humanos e outros animais.
Oil
O fitoplâncton têm sido úteis para os seres humanos de outra maneira . Quando o fitoplâncton se tornar cheio de óleo , eles morrem e afundam-se no fundo do oceano . O calor do núcleo da Terra e da pressão do oceano acima --- sobre a extensão de milhões de anos --- transforma os restos desses organismos em depósitos de petróleo bruto . O óleo é amplamente utilizado para o combustível, aquecimento e em plásticos, para citar apenas algumas de suas funções.