Definir o sistema de coordenadas que vai ser utilizado no problema . Embora qualquer sistema de coordenadas pode ser feita para o trabalho , uma variação sobre coordenadas polares esféricas funciona melhor. Como um exemplo , num espaço de n dimensões , definir r como a distância ao ponto de centro , como teta o ângulo azimutal e phi1 , phi2 , ... fi ( n - 2 ) como coordenadas angulares que vão de 0 a pi radianos .
2
Escreva o volume básico integral sobre todo o hypersphere . Este será o integral de 0 a alguns raio R para R , e ao longo da totalidade dos ângulos possíveis para cada coordenada angular , 0 a 2pi para teta e 0 a pi para as restantes variáveis . As integrais múltiplas são tomadas de um através do elemento volume.
3
Substitua o elemento de volume com os termos apropriados computados a partir do determinante jacobiano . Por exemplo, para um hypersphere em quatro dimensões , será : .
r ^ 3 sin ^ 2 ( phi1 ) pecado ( phi2 ) dr dphi1 dphi2 dtheta
Para obter mais ajuda calcular o jacobiano , consulte o link recurso apropriado.
4
Anote a resposta final depois de tomar cada integrante em sucessão . No nosso exemplo do hypersphere quadridimensional a resposta final é:
(pi ^ 2/2) * raio ^ 4
.