A interface entre aqüíferos subterrâneos e rios de superfície fluindo e córregos é conhecida como a zona hyporheic . Ele é composto de sedimentos onde rio e córrego da água e das águas subterrâneas do aqüífero troca e misturar . Esta zona é importante para o ciclo do carbono e poluentes e como um habitat para a vida ribeirinha . Inundações podem alterar as condições na zona hyporheic através da introdução de mais contaminantes de superfície ou de lodo , o que bloqueia o fluxo de água.
Inundações
Os longos períodos de chuvas vontade sustentado, inevitavelmente , inundação aqüíferos , uma vez que o aumento dos volumes de água penetram no solo , fazendo com que os lençóis freáticos de se elevar acima dos níveis normais. A inundação será inicialmente invisível , uma vez que está ocorrendo no subsolo, mas continuou a infiltração de água pode fazer com que surgem ao nível do solo , possivelmente, inundando áreas circundantes.
Impacto
inundação subterrânea pode afetar a construção de fundações , esgotos e sistemas de transporte subterrâneos. Esgotos inundados pode causar um excesso de resíduos e água contaminada e sem tratamento em ruas e bens, o que representa um grande perigo para a saúde . A maioria dos danos de aquíferos alagadas ocorre em áreas urbanas construídas, mas o excesso de água também pode dizimar os meios de subsistência agrícolas como culturas são inundadas e gado se afogaram. A economia de uma região , em geral, também podem sofrer , como inúmeras comunidades lutam para se recuperar de danos causados pelas inundações em uma vasta área.
Contaminação
As enchentes escoar de volta para o chão, como subsídios de inundação , eles levam consigo toxinas produtos químicos industriais e agrícolas , como pesticidas , fertilizantes, derivados de petróleo, resíduos perigosos e sais de estrada.