O National Climatic Data Center define Tornado Alley como uma área na planície central que variam de região central do Texas até o norte . Também está incluído o território do centro de Kansas e Nebraska leste a oeste de Ohio . O mapa National Laboratory tempestades severas mostra Tornado Alley como incluindo Dakota oriental do Sul, sul de Minnesota , uma pequena parte do sudeste Wyoming, quase todos de Nebraska , Iowa ocidental, oriental Colorado e Kansas ocidental, Oklahoma ocidental e norte do Texas . Todas essas áreas possuem características comuns que as torna mais propensas a tornados graves.
Plano Terra
A topografia do Tornado Alley tende a ser terra da pradaria plana. Esta falta de montanhas ou grandes altitudes permite que ventos fortes e trovoadas para mover toda a terra. Oklahoma, o estado em Tornado Alley com a maior ameaça de tornados , é um exemplo de paisagem do Tornado Alley.
Colisão de massas de ar
Tornado Alley é a região onde as massas de ar quentes e úmidas do sul colidir com massas de ar frio do norte , principalmente no Canadá. O ponto de intersecção é conhecido como o " Dryline . " O Dryline é a linha divisória entre as diferenças substanciais em pontos de orvalho . As temperaturas do ponto de orvalho medir o ponto em que o ar já não pode segurar o seu vapor de água . As temperaturas do ponto de orvalho pode variar tanto como 40 graus, em cada lado do Dryline , que indica a diferença na quantidade de humidade no ar . Esta colisão de massas de ar normalmente gera as tempestades supercélulas que produzem tornados no final da tarde ou início da noite , quando o ar frio empurra o ar quente para cima.
Sincronismo
O mais tempo mortal do ano em Tornado Alley é o final da primavera ao início do verão , principalmente nos meses de maio e início de junho. Enquanto os tornados podem ocorrer em qualquer época do ano , os moradores de Tornado Alley saber que, no início de abril a junho são os horários nobres para o ar quente e frio para produzir tornados.