Muitos animais aquáticos, especialmente peixes , têm seus ciclos reprodutivos ocorrem de acordo com as estações anuais de inundação. Inundações fornecer nutrientes para ambos os organismos vivos e do solo. Barragens tendem a perturbar e alterar a forma como estes ciclos acontecem, como barragens podem impedir enchentes ou alterar os tempos inundações ocorrem . Se uma inundação não ocorre em uma época favorável , descendentes aquático pode ter nascido em uma época em que é improvável a sua sobrevivência.
Expurgo e remoção de sedimentos
Barragens podem , por vezes, libertam água para transportá-lo para os canais ou outros sistemas de água . Este lançamento vai acontecer de repente e em grandes quantidades , ao contrário de inundações na natureza , o que é mais frequente e de menor quantidade. A versão de alta pressão repentina de água de represas pode conduzir à lavagem de solo de headsets , retirando sedimentos, plantas e habitats inteiros mesmo na cama de água .
Mudança de temperatura
Considerando rios que ocorrem naturalmente raramente variam de temperatura , a água em reservatórios têm diferentes temperaturas . Nível Quente fica na superfície em um reservatório , enquanto a água cada vez mais fria fica perto do fundo. A libertação de água a partir destes reservatórios irá alterar as temperaturas de rios que ocorrem naturalmente . Micro -organismos dependem de ciclos de temperatura naturais para sobreviver , mudanças de temperatura tão dramáticos pode colocar essas criaturas em risco.
Peixe Migração
A libertação de água de represas também altera onde os peixes migram . Os peixes movem a montante ea jusante de acordo com seus ciclos de vida . Algumas barragens são construídas com escadas de peixes , com a qual os peixes e subir pelas paredes de barragens. Há, no entanto , corre o risco inerente a essa tentativa , como peixes , por vezes, morrer em sua busca , caindo para baixo para o rio abaixo . Os peixes também podem ser mortos por gás nitrogênio na base de barragens .