Nem todas as bactérias produzem ácido lático . Especificamente , apenas " não respiring , não forma esporos de bactérias " , de acordo com a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, formando ácido láctico. Estas bactérias são utilizados por seres humanos devido a ajuda de ácido láctico no processo de fermentação de pães , o álcool, e de produtos lácteos para consumo humano . Alguns exemplos de tais bactérias incluem Streptococcus thermophilus e Lactobacillus lactis , que são ambas utilizadas em iogurtes e queijos .
Homofermenters e Heterofermenters
Dois tipos de organismos bacterianos produzir ácido láctico . Um tipo é os homofermenters , que apenas produzem ácido láctico como um produto residual . Heterofermenters produzir ácido láctico e dois resíduos adicionais , etanol e dióxido de carbono . Heterofermenters são normalmente utilizados para produtos de cerveja e etanol e dióxido de carbono é removido no processo de destilação .
Particulares Nichos
As bactérias que produzem ácido láctico são encontrado dentro de certos ambientes onde a glicose está presente , tal como em organismos . Por exemplo , algumas bactérias lácticas podem ser encontrados em vegetais verdes ou apenas no intestino dos animais . Isto é porque as bactérias necessidades particulares hidratos de carbono numa atmosfera de oxigénio reduzido para prosperar . Em troca, o ácido láctico que é produzido , muitas vezes protege as células de plantas ou animais de quebrar. É por isso que as bactérias são utilizados em alimentos para ajudá-los a partir de estragar .
Animal Muscle
Os músculos de animais realizar fermentação láctica em determinadas circunstâncias. Isso acontece quando o oxigênio não é adequadamente dado para os músculos quando estão estressadas , como durante o exercício. As células musculares , como uma reacção de pouco oxigénio a ser dada aos tecidos , começa um processo de fermentação . O ácido láctico a partir da fermentação ajuda os músculos ganhar energia durante os treinos intensos.