A Grande Bacia da América do Norte cobre uma boa parte da inter- montanha Oeste. É assim chamado porque precipitação que cai na região não possui um caminho natural para o mar. O único meio de escapar é por evaporação ou filtração em aquíferos subterrâneos. Condições desérticas existem na maior parte desta terra , porque ele fica na sombra das montanhas de Sierra Nevada . A maioria de precipitação da região vem durante o inverno na forma de neve. Isolados bolsos como montanhas Wasatch de Utah apoiar as florestas de coníferas densas por causa de um acúmulo grande de inverno. No resto da região existem três tipos de deserto .: O deserto semi-árido quente , o deserto de clima temperado frio e as salinas
Coastal Desert
Na América do Sul ao longo da costa do Chile , existe um lugar mais inusitado chamou o deserto costeiro. Mais conhecido como o Atacama , esta área fica na base das montanhas dos Andes , encravado contra o Oceano Pacífico. Esta região do deserto é extremamente seco, com alguns lugares não ter recebido qualquer precipitação em mais de 400 anos. Desde o Atacama faz fronteira com o Oceano Pacífico , pode parecer confuso porque ela permanece tão seco. A resposta está nos ventos alísios que sopram do leste , deixando esta região costeira no lado seco da Cordilheira dos Andes . Temperaturas do verão também são bastante legal, raramente superior a 75 graus.
Temperado vegetação do deserto
Além de Great Basin da América e do Chile Atacama , desertos temperados podem ser encontrados em Eurasia , o Himalaia , Afeganistão e China. A maioria dessas áreas são caracterizadas por estar na sombra de montanhas muito altas e apoiar um tipo de vegetação que difere um pouco mais quentes desertos subtropicais. Faltando são os cactos , Babosa, agave e mandioca plantas suculentas . Em seu lugar é a predominância de tufos de gramíneas , arbustos baixas e árvores anãs . Por exemplo , a região da Grande Bacia de Nevada , Utah e Oregon é dominado por artemísia , greasewood , blackbrush , snakewood e às vezes a pêra espinhosa , um cacto espalhando que é capaz de sobreviver ao clima mais frio.
desertos polares
Não só existem desertos temperados, mas também há desertos polares. Por definição, todo o escudo de gelo da Antártica é um deserto , porque a precipitação média anual não exceda 10 polegadas. Além disso, em alguns lugares, a quantidade total de umidade, o que recai exclusivamente como a neve, está mais perto de 2 polegadas. Isto é ainda menos umidade do que o recebido pelo deserto do Saara . Devido as temperaturas são tão frias , esta precipitação congelada derrete dificilmente durante o decurso de um ano . Grande parte do mesmo pode ser dito sobre a região do Ártico, também.