A superfície do oceano para aproximadamente 660 metros de profundidade é chamada de zona fótica . " Photic " significa " de luz. " É também por vezes referido como a luz do sol ou da zona eufótica . Aqui , não há luz suficiente para a fotossíntese , a conversão de energia luminosa em alimento e oxigênio em plantas e algas denominadas fitoplâncton. Animais , por sua vez , alimentam-se de plantas e fitoplâncton. Uma vez que há uma abundância de alimento nesta zona , cerca de 90 por cento de toda a vida no mar é encontrado na zona fótica .
A zona Dysphotic
penetra Luz no dysphotic , ou zona de penumbra , mas não o suficiente para a fotossíntese ocorra. Esta zona estende-se desde a parte inferior da zona de photic , a 660 metros, com cerca de 3.300 metros de profundidade . Lula, polvo e peixe machadinha são alguns dos organismos encontrados vivendo na zona dysphotic . Alguns animais desta zona apresentam bioluminescência : elas produzem sua própria luz por reações bioquímicas no corpo. Desde que a luz e presas são escassas aqui , a maioria dos animais capturar sua comida esperando por ele à deriva por ou por perseguição , em vez de caçar e persegui-lo .
A arte Zona Aphotic
na aphotic , ou zona da meia-noite , não há luz , por isso também não há vida vegetal , uma vez que as plantas necessitam de luz solar para a fotossíntese. No entanto , há vida aqui. Quando os organismos da zona fótica morrem , caem para a zona aphotic onde são usados como alimento para os animais que vivem nas profundezas. Isto inclui organismos maiores , como peixes e mamíferos, mas a maior parte da comida desce como pequenos organismos microscópicos ou mesmo mortos chamados plâncton . A água aqui é muito frio , ea pressão é tão grande, os organismos vivos aqui evoluíram para lidar com essas condições extremas.
A Zona Trench
A zona aphotic é por vezes divididos em zona a meia noite e a zona de trincheira . A zona de trincheira é onde trincheiras de profundidade estender a profundidades extremas em certas áreas do oceano. É parte da zona aphotic , como nenhuma luz pode nunca chegar aqui. A trincheira mais profunda conhecida é a trincheira Marianas , que chega a 35.840 pés de profundidade. A vida existe nas trincheiras , bem como, onde os animais vivem associados a fontes hidrotermais de profundidade e produzir alimentos de quimiossíntese .