Existem três tipos de litosféricas ou tectônicas, limites de placas : convergentes , divergentes e transformar . Estes limites são , onde duas ou mais placas tectônicas se encontram e interagem . Quando a pressão que se acumula entre duas placas é liberado de forma intermitente , experimentamos terremotos. Cada tipo de limite tem certas características que servem para definir o limite.
Limites convergentes
Em convergente, ou destrutivo , limites, uma placa é empurrada para debaixo de um outro em áreas chamado de zonas de subducção . Como uma mergulha sob a outra placa , a placa de subducção se aquece e se liquefaz , formando magma. Este magma pode subir à superfície como vulcões. Em torno das bordas da placa do Pacífico há muitos vulcões e esta área é conhecida como o Anel de Fogo . No oceano, esses vulcões podem formar arcos de ilhas , como as Ilhas Aleutas . Se duas placas convergem , mas um prato não pode submergir sob o outro , montanhas são formadas. O Himalaia foram formados através deste mecanismo.
Limites divergentes
Os limites divergentes são locais onde duas placas se afastam uma da outra , conhecida como centros de expansão . The Pacific Ridge é um tal limite. Aqui , o magma dos poços do manto para a superfície e esfria , formando uma nova crosta. À medida que continua a Upwell , os novos actos de crosta de empurrar a velha crosta para limites convergentes , onde a crosta mais antiga é destruída através de subducção . Os limites divergentes , portanto, são um importante mecanismo para o movimento das placas tectônicas .
Limites de transformação
Transform limites estão onde duas placas deslizam umas sobre as outras na horizontal. Nenhuma nova crosta é criada ou destruída , para que eles também são conhecidos como limites conservadores. Onde as placas do Pacífico da América do Norte e deslizam uns aos outros é a falha de San Andreas . Aqui, a placa do Pacífico está se movendo a noroeste passado a placa norte-americana , que está se movendo ao sudeste . Esse movimento vem ocorrendo nos últimos 10 milhões de anos. Os terremotos San Francisco em 1906 e 1989, resultou deste movimento . No entanto , a maioria das falhas transformantes ocorrem no fundo do oceano . A estas falhas , sismos resultar a partir do movimento das duas últimas chapas uma outra. Compensar falhas transformantes espalhando cumes , produzindo margens de zig -zag .