O gênero protista Plasmodium provoca a malária doença mortal , e vive no trato digestivo de mosquitos até que o mosquito transmite para um ser humano. Protistas Plasmodium são muito difundidos e viver em uma grande variedade de biomas tropicais secas . Os mosquitos que transportam protistas Plasmodium viver em lugares tão diversos como Índia central , o cerrado Africano leste, e até mesmo áreas desérticas , como a Síria. Estes protistas sobreviver nestes ambientes agressivos por causa de sua relação parasitária com o mosquito , que os protege dos elementos.
Tripanossomas
Outra protista que vive no duro, áreas secas do cerrado Africano são tripanossomas , que causam a doença do sono Africano. Estes protistas existem em uma relação parasitária com a mosca tsé-tsé , uma mosca que é endêmica em amplas áreas de sub -saariana. Assim como outros protistas que causam doenças , tripanossomas existem no trato digestivo do seu hospedeiro até que eles entram em contato com os seres humanos .
Trichonympha agilis
Trichonympha agilis vive no trato digestivo dos cupins , uma espécie que se desenvolve até mesmo nos climas mais inóspitos , enquanto as plantas lenhosas crescer lá . Cupins sobreviver por consumir importa madeira, e eles podem fazer isso por causa dos agilis Trichonympha dentro deles . Este protista decompõe a matéria de madeira dentro do estômago do cupim ea converte em energia para o cupim . Áreas como a Índia e os cupins de acolhimento savanas africanas , que consomem as árvores encontradas lá.
Algas
Enquanto as pessoas podem algas normalmente associado com o oceano , os cientistas conseguiram crescente variedades deste protista no deserto também. Cientistas fazem isso porque as algas podem converter a energia em biocombustíveis que possam substituir o petróleo . A temperatura constante ea luz solar permite que as algas protistas de prosperar em seabeds salgados em desertos .