Os tecidos da planta em que as células estão constantemente em divisão são chamados de meristemas . Estas são as regiões que produzem novas células , e que são responsáveis pelo crescimento de plantas . Estas células recém- feitos normalmente são pequenos, de seis lados , células com aparência de caixa com muitos pequenos vacúolos - pequenas cavidades no citoplasma de uma célula , que contém alimentos, água ou resíduos metabólicos - e um grande núcleo . Existem três tipos de meristemas : . Nos meristemas apicais, os meristemas laterais e os meristemas intercalares
apicais meristemas
crescimento primário ocorre nesta parte da planta . Os meristemas apicais estão localizadas em ou sobre as pontas das raízes e parte aérea da planta. Como formar novas células no tecido meristemático , as raízes e brotos expandir , aumentando de comprimento. O crescimento das árvores é um excelente exemplo desta forma de crescimento celular .
Laterais meristemas
meristemas laterais fazer novas células que causam os caules e raízes para tornar-se mais espessa . Este tipo de crescimento é conhecida como estrutura secundária . Um bom exemplo de crescimento secundário é quando troncos de árvores aumentam em circunferência . Crescimento secundário começa no segundo ano de uma planta e continua com cada ano subsequente .
Intercalares meristemas
meristemas intercalares são encontrados em gramíneas e outras plantas que não têm laterais meristemas , o que significa que não aumentam em circunferência . Estas plantas , no entanto , possuem meristemas apicais . Meristemas intercalares produzem ativamente novas células e são responsáveis por essas plantas que crescem em altura. Um bom exemplo do tipo de crescimento para o qual meristemas intercalares são responsáveis é o crescimento de grama cortada .