Geralmente apenas um sétimo a um décimo da massa de um iceberg mostra acima da superfície do oceano. Icebergs se formam durante o tempo mais quente . A sua separação a partir de uma folha de gelo geleira ou é referido como o parto . No hemisfério norte , cerca de 10.000 icebergs formam a cada ano. Icebergs do Ártico variar do tamanho de um grande piano para o tamanho de um prédio de 10 andares .
Por apenas parte de um iceberg é visível acima da água
O visível parte de um iceberg é composto de neve , que é menos compacta do que o núcleo de formação , que é composta de gelo sólido . O gelo , sendo mais pesado , mantém a maior parte do submarino formação . No entanto, um iceberg que tem rolado perde seu revestimento neve e, portanto, torna-se relativamente mais pesado. Este último tipo de iceberg geralmente só mostram um décimo de sua massa acima da superfície da água.
Experiment Explica Icebergs ' Aparência
A simples experimento utilizando um saco de plástico , elástico , tigela grande , água, um freezer e uma régua vai mostrar porque icebergs mostrar apenas uma fração de sua massa acima da linha de água . Para realizar o experimento , encher parcialmente o saco de plástico com água, prenda-o com o elástico e coloque-o no congelador durante a noite. No dia seguinte , a medida da altura do saco de água congelada .
Em seguida lugar o saco em um recipiente cheio de água . Usando a régua , medir a porção de gelo que aparece acima da superfície da água e a porção que fica abaixo da superfície . Seus resultados devem indicar que cerca de um oitavo , ou 12,5 por cento , da bolsa se projeta acima da superfície.
O iceberg que afundou o Titanic
Um dos mais icebergs famosos foi o que o RMS Titanic colidiu com on 14 de abril de 1912 no Oceano Atlântico Norte . Embora o tamanho exato desse iceberg pode nunca ser conhecido, relatos de jornais da época indicavam que era cerca de 50 a 100 pés de altura e 200 a 400 metros de comprimento.