O dano mais óbvia criado por um vulcão é causada por fluxos de lava . Estes fluxos de rocha derretida destruir tudo em seu caminho . Ao contrário de danos causados por outros desastres naturais, que normalmente podem ser reparados ou reconstruídos , fluxos de lava podem enterrar permanentemente áreas sob camadas endurecidas de lava. Estes fluxos de lava podem viajar a velocidades de até 19 quilômetros por hora , dependendo do tipo de lava. Incêndios são também um grande risco , pois os fluxos de lava pode atingir temperaturas de 1.500 a 2.100 graus centígrados. Enquanto os fluxos de lava representam um grande risco para a propriedade, eles raramente resultam em mortes por causa de sua baixa velocidade.
Fluxo Piroclástico danos
Os fluxos piroclásticos , também conhecido como densidade piroclástico correntes , são misturas de fragmentos de rocha quente e gases superaquecidos . Como os fluxos de lava , esses riscos vulcânicos destruir tudo em seu caminho . No entanto , ao contrário de fluxos de lava , eles representam um grande risco para as pessoas, porque eles viajam em altas taxas de velocidade , tão altos quanto 450 milhas por hora. Eles também atingir temperaturas de até 1.100 graus F. Estes fluxos representam emulsões mais pesados do que o ar que abraçam a terra como uma avalanche . A erupção de 1980 do Monte St. Helen contou com uma explosão lateral que gerou uma onda piroclástico que destruiu 230 quilômetros quadrados . Os fluxos piroclásticos durante o 1902 erupção do Monte Pelée resultou na morte de cerca de 30.000 pessoas.
Lahar danos
Lahar é um termo indonésio por torrentes de lama vulcânica , referindo-se aos fluxos quentes ou frias de água misturadas com fragmentos de rocha . Estes fluxos são de natureza semelhante ao concreto úmido que flui pelos flancos dos vulcões e vales fluviais . À medida que o progresso lahares , que incorporam mais material e podem crescer até 10 vezes o seu tamanho inicial . O risco de lahars é elevado com stratovolcanoes por causa de sua natureza explosiva , neve freqüente e cobertura de gelo , tendência de corroer e propensão para o enfraquecimento interno por fluidos hidrotermais quentes. Eles não necessitam de uma erupção real, mas pode ser desencadeada por chuvas em cinzas vulcânicas soltas . Lahars e fluxos piroclásticos representam os riscos vulcânicos mais mortais .
Danos atmosférica
colunas eruptivas pode injetar gases vulcânicos, gotículas de aerossol e de cinzas para a estratosfera. Estes gases incluem o dióxido de enxofre , o que pode levar a um arrefecimento global, e dióxido de carbono , o que pode levar ao aquecimento global . O dióxido de enxofre é convertido em aerossóis de ácido sulfúrico que aumentam a reflexão da radiação solar de volta para o espaço , a superfície de arrefecimento . A erupção do Monte Pinatubo , em 1991, lançou 20 milhões de toneladas de dióxido de enxofre mais de 20 milhas para a atmosfera. Isto resultou em uma queda nas temperaturas globais durante três anos. A erupção do Tambora 1815 ainda resultou no que é conhecido como o " ano sem verão ".