A natureza sem vento da ZCIT é resultado da convergência dos ventos alísios que viajam a noroeste do hemisfério sul e sudoeste do hemisfério norte . A ZCIT aparece na superfície da Terra, onde a radiação solar é mais forte , eo calor do sol aquece o ar , cria uma zona de baixa pressão, e suga os ventos alísios em torno dele. Quando eles convergem na linha do equador , os ventos empurrar uns aos outros para cima , elevando o ar e deixando pouco vento na superfície. O resultado é uma coleção de alta cúmulos que, ocasionalmente, e violentamente trovoada e chuva, mas relativa calma na maior parte do tempo.
Efeitos sobre o Clima
A ZCIT tem um grande impacto sobre a criação de monções e outras formas de chuva violenta na região equatorial. Bem no centro da ZCIT , há dois breves períodos chuvosos cerca de seis meses; à margem da ZCIT , estas estações chuvosas são mais longos e mais juntos , resultando em uma média de comprimento estação chuvosa. Durante a estação chuvosa , também conhecidas como estações de monções na Ásia , a chuva cai geralmente em excesso de uma polegada de uma hora , o que pode causar inundações . Entre ou em torno de estações chuvosas são as estações secas , que são caracterizadas por pouca ou nenhuma chuva e baixa umidade. Estas estações repetir anualmente e muito impactar as culturas , economias e práticas agrícolas desses povos que vivem na faixa da ZCIT .
Nomes alternativos
Não uma série de nomes alternativos que se relacionam com as condições climáticas criadas pela ZCIT . Porque a ZCIT é uma zona de baixa pressão ao longo do equador , é por vezes referido como o cocho equatorial ou a calha quase equatorial. Em partes da Ásia e do norte da Austrália, onde a ITZC provoca e agrava as monções chuvas , às vezes é chamado de cavado de monção . Nas línguas locais , a ZCIT é muitas vezes chamada de zona sem vento por causa do ar calmo , mesmo quando o céu está cheio de altos, aparecendo nuvens.
Marasmo
A ZCIT é mais comumente conhecido coloquialmente como o marasmo. Este termo originou-se com os marinheiros europeus que lutaram para navegar através das águas equatoriais do Atlântico e , mais tarde , Pacific . Devido à convergência de ventos do norte e do sul, há muito pouco vento na região da ZCIT , e quando há vento , é de curta duração e pouca força . O resultado é que os navios que ficam presos sem vento para empurrá-los para a frente, e marinheiros reconheceram o perigo e frustração esta zona poderia causar. Marinheiros relatando que seus navios haviam sido paralisadas na ZCIT se descreveram como sendo " em crise ", que significa em um estado de tédio e apatia, mas o termo se tornou associado com a zona sem vento equatorial.