O ozônio é o que as pessoas chamam , uma molécula com cheiro forte azul com três átomos de oxigênio . Oxigênio normal tem apenas dois átomos e sem cor ou cheiro. O maior número de moléculas de ozônio ocorre na estratosfera , a camada de ar que é de 10 a 50 quilômetros acima da Terra , mas não é muito comum , mesmo assim . Apenas 3 em cada 10 milhões de moléculas de ar são o ozônio . Eles ainda são poderosos , absorvendo a radiação do sol , a radiação ultravioleta , especialmente , e mantendo-o de atingir a Terra .
Níveis de ozônio
Existem muitos processos naturais que afetam o concentração de moléculas de ozônio na estratosfera . A mudança das estações , variações na intensidade do sol e da latitude sobre a Terra todo o impacto da camada de ozônio . A criação e destruição de moléculas de ozono é natural e contínua. No século 20 , porém, descobriu-se que cloros introduzidas na atmosfera pelos seres humanos estavam destruindo o ozônio mais rápido do que ele poderia ser substituído.
Os perigos do cloro
Um átomo de cloro é o suficiente para destruir 100 mil moléculas de ozônio . Normalmente, o cloro da superfície da Terra não alcança a estratosfera. Mesmo aquilo que é colocado no ar por instalações industriais e vulcões se combinada com a chuva antes que ele possa chegar tão alto . Uma exceção a isso é o cloro encontrado em clorofluorocarbonos, feito pelo homem - agora ilegal - produtos químicos , uma vez utilizados em diversas aplicações , tais como refrigerantes , solventes, fumigantes de solo e aerossóis . Estas moléculas subir através da atmosfera e não quebrar até serem submetidos a radiação ultravioleta forte . Ou seja, quando eles liberam sua cloro.
Porque as pessoas precisam de Ozônio
Para os seres humanos e animais , mais radiação ultravioleta significa um aumento de problemas de pele , como câncer e olho condições como catarata . Talvez o efeito mais sério é sobre o fitoplâncton , plantas marinhas minúsculas alimentados pela inúmeras outras criaturas. A redução desta fonte de alimento básico teria repercussões por todo o caminho até a cadeia alimentar . Outras criaturas aquáticas, como peixes, caranguejos e rãs experimentar reduziu as taxas de reprodução , como resultado da superexposição aos raios ultravioleta .