Tsunamis geralmente começam longe no oceano como resultado de um terremoto ou uma perturbação sísmica. As placas tectônicas sob a mudança oceano. Centenas de milhões de litros de água do mar são soltou para fora, causando uma ondulação . As corridas de água deslocadas em todo o oceano a velocidades que correspondem ou excedem a de aviões a jato . No oceano, esse volume de água só pode atingir uma altura de 3 metros . O comprimento pode ser de vários quilômetros , como não há nada que estava no caminho da onda.
Rippling
A ondulação viaja em todas as direções , até que atinge a terra .
A ondulação criada por esse movimento maciço de água se espalha em todas as direções , e muito, da mesma forma que uma pedra jogada em um lago criaria . A onda viaja através da água do oceano profundo , indiscriminadamente se expandindo e crescendo em tamanho. Teoricamente, o mesmo evento sísmico poderia causar tsunamis em lados opostos um ao outro , já que esta onda se espalha para fora para a costa .
Empolamento
Como a margem de a primeira onda atinge águas rasas , ela diminui , lutando contra o seu caminho através dos canais estreitos do mar. A parte traseira do tsunami, no entanto, ainda está viajando a uma velocidade vertiginosa , forçando a vanguarda da onda de levantar-se como um swell . Isso é chamado de empolamento e resulta em uma das forças naturais mais devastadores sobre a Terra.
Mudança na área , e não o volume
O tsunami mantém um volume constante de água empurrando para o exterior . Nas partes mais profundas do oceano há espaço suficiente para se espalhar o volume da água em movimento. Uma vez que a água atinge o litoral raso , a área de propagação é reduzida , mas o volume de água em movimento permanece a mesma . Forçar o mesmo volume de água para dentro de uma área mais pequena faz com que a água a subir . O volume de água que estava se movendo rapidamente vários quilômetros sob o oceano agora está se movendo em profundidades de pé em seu lugar. As ondas geradas pelo vento que você vê normalmente na praia são puxados para o tsunami gigantesco que se aproxima da terra. Se você está na praia e perto o suficiente para ver este recuo das ondas, que fica a poucos segundos de colidir com a terra. O impacto só vai esmagar árvores , paredes , carros e infelizes banhistas com uma força bruta.