O ciclo do carbono é um sistema de troca , onde passa de carbono entre a atmosfera da Terra , sua geosfera terrestre , os oceanos , ou hidrosfera e da biomassa orgânica de vida e organismos vivos anteriormente . Quando os compostos de carbono não estão passando entre as fontes bióticos e abióticos da Terra , o material é armazenado em recursos naturais conhecidas como reservatórios de carbono. Um reservatório fechado que não permite uma troca de carbono ou saída é chamado sumidouro de carbono . O ciclo do carbono forma um equilíbrio harmonioso biogeoquímico delicado entre reservatórios.
Atmosfera
Embora não seja o maior reservatório de carbono , na atmosfera da Terra é um dos mais importantes. De carbono está presente no ar , principalmente como o dióxido de carbono e gases de metano . O dióxido de carbono é um componente necessário da fotossíntese, o mecanismo que permite a vida das plantas a florescer. A atmosfera contém apenas 0,04 por cento de carbono , ou 750 Gigatoneladas . A gigaton é um bilhão de toneladas . O dióxido de carbono é o gás dominante nos reservatórios das atmosferas dos planetas Marte e Vênus .
Oceans
Os oceanos são os maiores reservatórios de carbono da Terra . O oceano profundo abriga 38.100 gigatoneladas de carbono , enquanto a superfície da água contém 1,020 gigatoneladas . A atmosfera eo oceano está trancado em um sistema de troca de carbono simbiótica. O excesso de carbono atmosférico é absorvido e armazenado no oceano , em que ele suporta algas e outros organismos fotossintéticos . Atualmente, verifica-se que os reservatórios de carbono oceânicos e atmosféricos estão fora de equilíbrio , contribuindo para uma tendência de aquecimento .
Sedimentos oceânicos
armazenamento de carbono a longo prazo primária da Terra pia é o sedimento em alto mar no fundo dos oceanos. Possui 150 gigatoneladas de carbono . Formas de vida marinha , como algas , foraminíferos , diatomáceas e outros organismos de fachada fazendo são responsáveis pela solidificação e armazenamento de dióxido de carbono. Quando os organismos morrem e vão para o fundo dos oceanos, suas conchas de carbonato de cálcio formando sedimentos que comprime e endurece em calcário e carbonato de outra rocha sedimentar .