De acordo com Clare County Library , o Burren realizada florestas e solos férteis durante os tempos pré-históricos. Os primeiros colonizadores cortar as florestas , construído fazendas e animais autorizados a pastar . Com o tempo, a perda da floresta tropical permitido lavar o solo , expondo o calcário debaixo formado a partir de criaturas marinhas que vivem no oceano que cobria a área de cerca de 350 milhões de anos atrás , de acordo com Burren National Park .
Geleiras
as geleiras durante a era do gelo raspado material de longe muito solto nas áreas de pavimentação e pilhas depositadas de material solto nas formas de drumlins e morenas ou baixos cumes , de acordo com Burren National Park . As geleiras se mudou e depositado grandes boulers calcário em cima do pavimento de pedra calcária . Parque Nacional Burren suspeita que o pavimento habitat calcário exposto destaque no Burren formado a partir de uma combinação de raspar de rochas por geleiras , erosão do solo causada pelo escoamento do derretimento de geleiras e remoção de floresta para a agricultura.
erosão hídrica e eólica
o calcário é uma rocha solúvel em água , ea água da chuva causou formação de recursos do Burren através da erosão em uma série de maneiras . Segundo a Irlanda Centro-Oeste, erosão resulta de um processo de intemperismo químico conhecido como carbonatação. Com carbonatação , chuva absorve o dióxido de carbono da atmosfera , o que forma ácido carbónico , que reage com o carbonato de cálcio em o calcário , a criação de fendas e gretas . Chuva causou fissuras ácidos chamados grykes para formar nas lajes planas conhecidas como clints . Os ventos fortes que transportam água salgada do Oceano Atlântico para o Burren leva ao desenvolvimento de grande parte da vegetação .
Caves e Rios subterraneos
De acordo com Dochara.com , como a água chegou a mais difícil de rock sob o calcário solúvel foi forçado lateralmente , formando cavernas subterrâneas e cavernas . O processo de carbonatação trabalhou abaixo do solo para formar estalactites e estalagmites nas cavernas . Os telhados de algumas cavernas desmoronou , deixando depressões conhecidas como Turloughs que cheios de água durante o inverno , que formam lagos subterrâneos rasos. Em outras áreas , a água formou rios subterrâneos , uma vez que foi forçado lateralmente. O Burren também contém buracos rasos Andorinha, ou furos do dissipador , que são aberturas no leito de um rio que corria ao longo de calcário para seguir um curso subterrâneo.