Operons constituído por três partes principais: o promotor , operador e genes. O promotor é uma parte do ADN de genes que ajuda a ser transcrito , ou copiada ; esta cópia é chamado RNA - ácido ribonucléico - e é o mensageiro do DNA que indica o procarionte o que fazer. O operador encontra-se entre os genes e o promotor ; ativa o RNA quando os genes estão prontos para serem transcritas. Os genes são regulados pelo operon .
Lac Operon
O operon lac é um dos operons mais comumente estudados. Descoberto no procarioto conhecida como E. coli , o cluster do operon lac de três genes permite E. Coli para metabolizar a glicose , seu alimento favorito. No entanto , E. coli também consome a lactose , e por isso de forma eficiente para metabolizar a glucose, o seu mecanismo de lactose - metabolização devem ser bloqueados . O operon lac cuida disso , bloqueando metabolisis lactose para que o E. coli pode receber sua glicose.
Trp Operon
O operon trp faz o oposto função do operão lac . Considerando que o operon lac vira sobre a capacidade de E. coli para metabolizar algo , o operon trp transforma essa capacidade off . O operão trp é nomeado para o aminoácido triptofano , que é exigido por todos os organismos de viver. Quando a E. coli ou outro procarioto tem triptofano suficiente, o operon trp diz à célula para parar de sintetizar triptofano até que mais é necessário.
Pascale Cossart e Listeria
2009, bacteriologista Pascale Cossart publicou o primeiro mapa completo de um operon , estabelecendo interruptores genéticos que trabalham juntos para operar listeria , um patógeno de origem alimentar . Investigação relacionados com o operon de Cossart para as bactérias ajudaram a mostrar como os seus genes e proteínas colaborar para ajudar esta bactéria trabalhar o seu caminho em células sanguíneas e outras áreas vulneráveis em humanos e animais . Seu trabalho deu esperança para aqueles que buscam uma cura para patógenos de origem alimentar em geral.