A crosta da Terra é fraturado em cerca de 12 grandes placas tectônicas . Essas placas flutuam em cima do manto do planeta, uma camada de rocha derretida . Convecção dentro do manto faz com que as placas mover-se, um processo conhecido como deriva continental . À medida que as placas lentamente viajar em toda a superfície do planeta, eles interagem uns com os outros ao longo do que são chamados de limites de placas . Áreas onde placas estão se separando são conhecidos como limites divergentes. As áreas onde as placas estão se movendo lateralmente através uns dos outros são chamados de limites de transformação . As áreas onde as placas estão colidindo são chamadas zonas convergentes.
Oceanic contra Oceanic
Quando duas placas oceânicas colidem ao longo de um limite convergente , a placa mais antiga, mais denso é forçado por baixo. Este processo é conhecido como subducção . Estes limites convergentes resultar na formação das duas principais formações geológicas : trincheiras e ilhas vulcânicas . Por exemplo , a trincheira Mariana , o local mais profundo no planeta , está a ser formado pela subducción da placa do Pacífico sob a placa de Filipinas . Como a placa de subducção desce para a astenosfera , que derreta. O magma que resulta em seguida, sobe para a superfície , criando cadeias de ilhas vulcânicas .
Oceanic contra Continental
Quando uma placa oceânica colide com uma placa continental , a placa oceânica é sempre subductada sob a placa continental mais flutuante . Este processo tectônico produz trincheiras, arcos vulcânicos e montanhas. Por exemplo, o Atacama Trench, também conhecido como o Peru - Chile Trench, é a mais longa trincheira oceânica do mundo. Ele está a ser formado pela subducción da placa de Nazca sob a placa da América do Sul. O processo também produziu a Cordilheira dos Andes , cordilheira mais longa do mundo . Mt. St. Helens, localizado no noroeste dos Estados Unidos , é um exemplo de um vulcão zona de subducção .
Continental contra Continental
Quando duas placas continentais colidem, nenhuma placa está capaz de submergir sob o outro . Em vez disso , as placas são triturados em conjunto sob uma enorme pressão . Este processo produz altas montanhas e planaltos . Este processo tectônico está ocorrendo onde as placas da Índia e da Eurásia estão colidindo . A colisão em curso tem provocado uma elevação maciça da placa euro-asiática , conhecida como platô tibetano . Conhecido como o " Teto do Mundo ", este patamar é provavelmente o maior e mais alta região que nunca para ter existido na superfície do planeta . O planalto tem uma altitude média de 16.400 pés e se estende por uma área equivalente a metade do território continental dos Estados Unidos . A colisão também formou o Himalaia e Karakaram Montanhas, o lar de todos os catorze picos mais altos do mundo. O mais alto destes picos , o Monte Everest, sobe para 29.029 pés acima do nível do mar .