O requisito mais básico para a formação de trincheiras é o processo de placas tectônicas. Enquanto a erosão e desgaste são os principais agentes de destruição geológicos, tectônica de placas é responsável pela construção de quase todas as principais formações do planeta , incluindo trincheiras. A interação entre as placas da crosta terrestre cria três tipos principais de limites. Zonas divergentes ocorrem onde placas estão se separando e limites de transformação ocorrem onde as placas estão se movendo lateralmente passado um do outro. No entanto, trincheiras são criados ao longo das zonas de convergência , onde as placas estão colidindo .
Boundaries
convergentes
Existem três tipos de limites convergentes , com cada definido pelos tipos de placas envolvido na colisão . Quando as placas oceânicas colidem , o processo resulta na formação de uma trincheira . Quando uma placa oceânica colide com uma placa continental , o processo também vai resultar na formação de uma trincheira . No entanto , o terceiro tipo de limite convergente , que envolve duas placas continentais , não vai resultar na formação de uma trincheira . A diferença importante é que os dois primeiros limites envolvem a criação de uma zona de subducção , que é um ingrediente essencial para a formação de trincheira.
Subducção zonas
Quando duas placas colidem , a placa densa será forçado sob a placa mais flutuante . Este processo é conhecido como subducção . No caso de duas placas oceânicas , a placa mais velho irá ter tido mais tempo para arrefecer . Como uma placa oceânica esfria, sua densidade aumenta . Isto faz com que a placa mais para afundar abaixo da placa mais jovem . As placas oceânicas são sempre mais densa do que as placas continentais . Portanto, quando eles colidem, a placa oceânica é sempre subductada sob a placa continental. É essa subducção que cria trincheiras do planeta. Como uma placa é dobrada e pressão sob a outra , uma deformação em forma de V vertical, é criada . Esta característica geológica , chamada de trincheira , pode ter lados íngremes e se estendem por centenas de quilômetros .
Exemplos tectônicas
A Fossa das Marianas foi formada pela colisão de dois oceânica placas . A placa do Pacífico é subduzindo sob a placa das Filipinas , criando um 1554 milhas de comprimento trincheira. Um segmento da trincheira , conhecida como Challenger Deep , atinge o mais profundo ponto conhecido na Terra. A uma profundidade de mais de 36 mil pés , a trincheira é muito mais profundo do que o Monte Everest é alto . O Peru -Chile Trench, também conhecido como o Atacama Trench, foi formada pela colisão de uma placa oceânica e continental. Aqui , a placa de Nazca está subduzindo sob a placa Sul-americana . Em 3650 milhas , esta trincheira é a mais longa trincheira oceânica do mundo. Ele tem uma profundidade máxima de mais de 26 mil pés .