As placas tectônicas se mover em cima do magma fundido do manto da Terra, interagindo entre si de três maneiras principais. Quando as placas se afastam , criam um limite divergente. Os limites divergentes são responsáveis pela criação de uma nova crosta . Quando as placas se mover lateralmente através um do outro , eles criam limites de transformação . Esses limites nem criar nem destruir crosta. Finalmente , quando as placas colidem em conjunto, eles formam um limite convergente . Um tipo especial de fronteira convergente , chamada de zona de subducção , é responsável pela destruição de crosta.
Crustal Destruição
Quando as placas se chocam ao longo de uma zona de convergência , a placa mais densa é forçada sob a placa mais flutuante . Este processo é conhecido como subducção . Isso ocorre quando tanto as placas oceânicas colidem ou uma placa oceânica colide com uma placa continental. Note-se que esta não ocorre ao longo de zonas convergentes envolvendo duas placas continentais , pois ambos são igualmente flutuante. À medida que a placa que submerge mergulha por baixo da outra placa , encontra asthenosfera da Terra . O calor ea pressão desta camada faz com que a placa para derreter lentamente , destruindo a crosta .
Crustal Criação
Quando as placas se afastam ao longo das zonas divergentes , subjacente magma é capaz de fluir para dentro das fendas criadas pela fenda crescente . O magma se resfria rapidamente como ele é exposto às águas oceânicas frias , formando uma nova crosta . Esse processo normalmente ocorre entre as placas oceânicas , formando enormes cristas médio-oceânicas . No entanto , o processo também pode envolver placas continentais , formando vales de rift . Enquanto a atividade vulcânica ao longo de zonas de subducção contribui para a criação de uma nova crosta , a grande maioria dos nova crosta é criada ao longo da rede do planeta de cristas médio-oceânicas .
Conservação de Crust
Se a atividade vulcânica ao redor do planeta cria uma nova crosta da Terra e é composta por uma quantidade finita de espaço, então algo deve dar. Conservação de massa deve ser mantido , e isto significa que uma quantidade igual de massa deve ser criado e destruído . Os limites divergentes e zonas de subducção são os mecanismos pelos quais a Terra atinge esse equilíbrio. Nova crosta é criada ao longo das dorsais meso - oceânicas, lentamente percorre o fundo do oceano , como se em uma correia transportadora e depois é destruído em zonas de subducção . Os materiais de construção são reciclados , em última análise, tornar-se crosta novamente no futuro .
Exemplos de Criação e Destruição
A ascensão do leste do Pacífico é a mais rápida disseminação no meio -oceânica no planeta . Ao largo da costa da América do Sul , as placas de Nazca e do Pacífico está se movendo para além a uma taxa tão alta quanto 6 polegadas por ano , criando uma nova crosta . Esta crosta está sendo reciclado ao longo de uma série de zonas de subducção . Na Fossa das Marianas , a placa do Pacífico é subduzindo sob a placa das Filipinas a uma taxa de cerca de 1,5 centímetros por ano . No Peru - Chile Trench , a placa de Nazca está subduzindo sobre a placa Sul-americana a uma taxa de cerca de 3 centímetros por ano .