Devido à sua localização, tundras são extremamente frio. A temperatura média da tundra ártica do inverno é menos 30 graus centígrados , embora os verões fazer média em meados dos anos 40. As temperaturas em ambos os tundras normalmente caem abaixo de zero à noite, mesmo no verão. Tundra , embora não necessariamente classificados como desertos , ainda está muito seco e ventoso.
Plant and Wildlife
Tundras , embora muito frio e seco, apoiar um número surpreendente de plantas e animais . A diversidade , no entanto, é baixo quando comparado a outros biomas. Ambos flora e fauna são altamente especializados para lidar com o ambiente extremo . As plantas tendem a ser curtos , menos complexos e carecem de sistemas radiculares significativos. Os animais que permanecem ativos durante todo o inverno são fortemente isolados , a fim de lidar. Outros animais, quer hibernar ou migrar para escapar do inverno .
Solo
A camada de solo superficial na tundra é muito fina. A camada abaixo da camada superficial do solo é principalmente cascalho e materiais do solo finas. Este subsolo permanentemente congelado e é chamado de permafrost . O pequeno solo que existe é composto de matéria vegetal morta e em decomposição e leva muito tempo para se formar. Por causa do permafrost , o solo da tundra ártica drena mal . Isso faz com que para formar pântanos , que fornecem água para as plantas e animais.
Curta Temporada
Devido à altitude extrema para tundra alpina ea alta latitude da tundra ártica , as estações de crescimento são extremamente curto . A temporada de tundra alpina é de 180 dias , enquanto que a estação de crescimento ártico é de apenas 50 a 60 dias. Devido a isto , ambas as plantas e os animais devem reproduzir e crescem rapidamente . Isso também faz com que grandes oscilações populacionais, onde os animais se movem durante a estação de crescimento e saem antes que as condições se tornam muito extremas.