A clorofila é uma molécula complexa que consiste principalmente de carbono e hidrogênio. A clorofila absorve comprimentos de onda azul e vermelho da luz de forma muito eficaz , mas reflete verde; esta reflexão é o que dá organismos que contêm altos níveis de clorofila sua cor verde característica. Existem vários tipos diferentes de molécula de clorofila , alguns dos quais absorvem ligeiramente diferentes gamas de luz . Nas plantas , a clorofila é fortemente concentrada em estruturas chamadas cloroplastos dentro das folhas . Deixa , assim, funcionam como painéis solares , trazendo o máximo de cloroplastos quanto possível em contato com a luz solar .
Fotossistemas
Cada cloroplasto é composto de uma série de peças, incluindo pequenas estruturas em forma de disco chamadas tilacóides , empilhados em colunas chamado grana . A maior parte do espaço interior de um cloroplasto é retomado por tilacóides . As membranas dos tilacóides conter grandes concentrações de moléculas de clorofila organizados em fotossistemas . Em um fotossistema , algumas das moléculas de clorofila servem principalmente para absorver a energia da luz , enquanto outros , chamados de centros de reação , são os pontos de partida para as reações químicas que compõem a fotossíntese.
Primeira Etapa fotossíntese
O processo de fotossíntese é dividida em duas etapas. Na primeira etapa , também conhecido como o processo dependente da luz , a luz atinge as moléculas de clorofila , electrões emocionantes para um estado de energia mais elevado . Isto inicia uma série de reacções químicas que produzem ou trifosfato de adenosina ATP , um nucleótido que transporta energia no interior das células . Este processo também produz oxigénio como um produto residual . A energia armazenada pelas moléculas de ATP será utilizado na segunda fase da fotossíntese .
Segunda Fase A fotossíntese
Na segunda fase da fotossíntese , também chamada de luz processo independente , a energia armazenada por ATP a partir da primeira fase é utilizada para alimentar um processo chamado de fixação de carbono . Na fixação de carbono , o hidrogénio é adicionado o dióxido de carbono para criar os hidratos de carbono . Outras células dentro do organismo pode quebrar essas moléculas através de processos metabólicos , liberando a energia que eles contêm. Através deste processo, plantas e outros organismos convertem a energia da luz , o que eles não podem usar diretamente, em energia química utilizável.