Novas colônias começam quando parte de uma colônia quebra e vento leva essa parte para uma nova superfície . Quando a superfície é favorável ao crescimento , o organismo cresce e se reproduz . Alguns organismos, tais como fungos , produzem estruturas projetadas para enviar esporos pelo ar.
Visibilidade
Enquanto microorganismos geralmente não são visíveis a olho nu , as colônias tornam-se visíveis . Quando os organismos individuais produzem substâncias químicas que criam pigmentos , a superfície colonizada por esses microrganismos terá esta cor . As colônias podem olhar liso e brilhante ou pode ter uma superfície áspera e seca para o futuro. As fronteiras podem ser recortadas ou muito lisas , dependendo das espécies . O crescimento das bactérias depende principalmente da disponibilidade de nutrientes . Superfícies semi - sólidos têm nutrientes que se difundem mais do que em meios sólidos . Por isso, alguns organismos crescem em padrões ondulados quando em superfícies semi- sólidos.
Movimento
Os microorganismos às vezes liberam substâncias químicas que transmitem mensagens para outros microorganismos , deixando eles saibam a migrar para uma determinada direção que tem mais comida. As colónias bacterianas principalmente se deslocar com os flagelos , que são estruturas que se estendem a partir da superfície da célula . Bactérias helicoidais têm filamentos axiais que permitem que a célula a rodar de uma forma em espiral . Algumas bactérias produzem muco que ajuda a deslizar em superfícies . Em meios líquidos , as bactérias têm geralmente mais movimento . Estas bactérias só são limitados em movimento pelas outras bactérias. Estas bactérias , por vezes, se moverá de forma organizada para expandir ainda mais a colônia .
Culturas
Os cientistas às vezes criar suas próprias colônias para estudar um determinado tipo de microorganismo utilizando um meio de cultura . Este é um meio favorável ao crescimento bacteriano . Os cientistas inocular o meio com as bactérias e os organismos em seguida incubar em condições ideais para o seu crescimento . O meio pode ser sintético ou não- sintético . Ele também pode ser sólido ou um caldo . Meios sólidos permitir aos cientistas estudar como as bactérias cresce. Médiuns não- sintéticos têm um componente que não é consistente, purificada ou categorizadas . Estes componentes são muitas vezes as proteínas de vários organismos . Técnicos usam mídias pré-misturados preparados por fabricantes que estão prontos para a inoculação. Alguns médiuns são enriquecidos para ajudar a melhorar a condição de crescimento. Alguns médiuns deliberadamente suprimir o crescimento de alguns microrganismos ao incentivar o crescimento de outros.