Lava em grandes quantidades suficientes podem alterar a superfície do planeta . Os siberianos Armadilhas são uma área na Sibéria onde a lava cobriu uma grande parte da terra e posteriormente resfriado. O evento, que formaram as Armadilhas da Sibéria aconteceu mais de 250 milhões de anos, o que também coincide com um evento de extinção em massa que matou mais de 90 por cento de toda a vida no planeta.
Benefícios solo
Enquanto erupções vulcânicas podem destruir centenas de quilômetros quadrados de vegetação ao seu redor , eles também podem se beneficiar da terra. As cinzas vulcânicas faz com que o solo atinge mais férteis , permitindo que novas plantas a crescer no lugar das antigas plantas.
Chuva Ácida
Quando um vulcão entra em erupção , a nuvem resultante da erupção podem conter substâncias como o cloreto de hidrogénio , fluoreto de hidrogénio e dióxido de enxofre . Se este tipo de nuvem sobe suficientemente elevada e combina-se com a água da atmosfera , que pode fazer com que a chuva ácida e queda . A chuva ácida tem o potencial de matar não apenas as plantas , mas também os animais. Isso pode ter efeitos resultantes sobre a população humana , bem como: se muitas colheitas e gado morrer, então a fome poderia acontecer
Efeito Estufa
Erupções também resultar em . grandes quantidades de dióxido de carbono vai para a atmosfera. O dióxido de carbono contribui para um fenômeno chamado de efeito estufa , que mantém quente da Terra , prendendo o calor próprio do planeta dentro de sua atmosfera. No entanto, o excesso de dióxido de carbono no ar poderiam tornar o planeta crescer muito quente e tem efeitos potencialmente nocivos .
Atmosférica Haze
As cinzas e gases de vulcões também provocar um efeito chamado de neblina atmosférica , onde as partículas do ar manter a luz solar de obter através da atmosfera e atinge a Terra . Esta ocorrência pode realmente causar a temperatura do planeta a diminuir. A erupção do Tambora 1815 na Indonésia causou um esfriamento generalizado da terra , resultando em problemas agrícolas de neve caindo tarde o verão na Europa, fazendo com que muitos considerem 1816 "o ano sem verão ".