Os tubarões-baleia têm corpos simplificado, achatado cabeças , grandes brânquias e uma grande boca perto da frente do focinho . Sua pele varia entre cinza e marrom e apresenta manchas brancas e listras claras no tabuleiro de xadrez -como padrão . Seus estômagos são brancos. Suas duas barbatanas dorsais estão localizados perto da traseira de um corpo longo que termina em fin ou cauda caudal dividida em dois lóbulos .
Distribuição e Habitat
Os tubarões-baleia preferem quente água entre 68,9 graus e 86 graus centígrados. Eles são encontrados na maioria dos mares tropicais e temperadas quentes de todo o mundo , exceto o Mediterrâneo. Eles são encontrados no Oceano Pacífico do Chile à Califórnia , do Japão à Austrália e na costa do Havaí. No Atlântico , são encontrados a partir de Nova Iorque para o Brasil e para o Golfo da Guiné para o Senegal , na África. Na região do Oceano Índico , são encontrados desde o Mar Vermelho até o Golfo Pérsico.
Alimentando
Apesar de serem o maior peixe do mundo, tubarões-baleia se alimentam de pequenos animais e plantas, incluindo o plâncton, pequenos crustáceos , atum e lulas. Um filtro de tubarão-baleia se alimenta abrindo a sua boca, empurrando para fora de suas mandíbulas e sugando água. O tubarão-baleia , em seguida, fecha a boca e permite a passagem de água através das guelras. No meio de abrir a boca e abrir suas brânquias , pequenos animais são capturados pela estrutura peneira -como formado pelas escalas de dente -like na boca chamados dentículos .
Food Web
Os tubarões são predadores de nível superior , ou predadores que não têm quaisquer outros predadores de seu próprio país. Os cientistas observaram que, quando os predadores de topo são perdidos a partir de um ecossistema , a população de presas do predador que incha rapidamente. A população às vezes fica tão grande que os animais de presa logo comer a sua oferta de alimentos. É muito difícil para realizar pesquisas sobre o papel do tubarão no ecossistema assim que os cientistas não tem certeza o que aconteceria se os tubarões foram extintos . No entanto , os cientistas acreditam que se o grande branco tornou-se extinto , pode haver um aumento de focas, leões marinhos e pequenas baleias. Se o tubarão-baleia se torna extinto, poderia haver um aumento no plâncton. No entanto, plâncton também são consumidos por várias espécies de baleia.