Uma conseqüência ecológica da heterogeneidade ambiental é as quantidades extremas de formação de espécies que definem a paisagem biológica . Se o ambiente fosse homogênea, ou uniforme de caráter , não haveria nenhuma causa ou impulso para uma grande variedade de pássaros diferentes para florescer , por exemplo. É justamente a falta de uniformidade , a diversidade de um ambiente heterogêneo , que faz com que muitas espécies diferentes de organismos de evoluir e se ramificam a partir de um outro.
Habitat Especialização
Outra importante conseqüência ecológica da heterogeneidade ambiental é que as diferentes espécies que existem no mundo a cada se adaptar ao seu próprio nicho ecológico especializada dentro do ambiente maior. Espécies buscar um ambiente ideal , ou um ambiente homogêneo . Heterogeneidade cria novas espécies , mas essas espécies procuram nichos dentro do ambiente que são relativamente estável e uniforme, que por sua vez dá origem à formação de mais espécies como o ambiente muda , evolui e se torna mais heterogênea.
Criado heterogeneidade
Há uma grande variedade de escalas em que a heterogeneidade ambiental é criado. As alterações nas propriedades químicas do solo , por exemplo, afeta a heterogeneidade , mas heterogeneidade pode acontecer em escalas maiores também. Rebanhos que pastam , por exemplo, pode introduzir um certo tipo de heterogeneidade a um ambiente , porque eles consomem a matéria vegetal existente.
Destruição e Crescimento
Heterogeneidade , eo caos que o caracteriza, é um dos muitos fatores que estão no centro do processo evolutivo . A falta de uniformidade leva a ciclos de destruição e de crescimento , e as consequências ecológicas em uma escala de tempo que nem sempre são óbvios para os seres humanos . A natureza é um processo, e o aspecto temporal da heterogeneidade ambiental é tão importante quanto o aspecto espacial.