Plantas diferentes têm diferentes pontos ideais de saturação. Da mesma forma , os diferentes tipos de folhas irão fotossíntese em taxas diferentes , e as folhas de diferentes formas e de diferentes matizes será capaz de captar quantidades diferentes de gradientes de luz e diferentes do espectro de luz . Por exemplo, agulhas de pinheiro, lírios e algas submersas todas coletar diferentes quantidades de luz e outros recursos necessários para a fotossíntese e, portanto, têm diferentes pontos possíveis de saturação fotossintética .
Sazonais alterações na saturação
Porque o ponto de saturação está diretamente relacionada com a quantidade ea intensidade da luz - e , por natureza, as mudanças nas estações do ano representam uma mudança para essas qualidades à luz naturalmente disponível - uma mudança de época vai equivaler a uma alteração na possível saturação fotossintética . Isso também é verdade, porque , em muitos casos , as mudanças nas estações também irá mudar as folhas de muitas plantas ( em alguns casos, removê-los totalmente).
Limitada Materiais
em condições ideais - com plena luz, e uma folha totalmente espalhados e expostos - o único fator limitante para a fotossíntese é a quantidade de dióxido de carbono no ar. Em condições naturais , a quantidade e intensidade da luz , a condição das folhas de uma planta , e da disponibilidade de água podem menor o ponto de saturação fotossintética possível .
Medição fotossintética Saturação
Você pode medir a saturação fotossintética através da medição da quantidade de oxigênio produzido por uma planta mantida em condições estéreis e ideais em um laboratório. Você pode, então, comparar as taxas de fotossíntese das plantas diferentes, utilizando o mesmo método.