Tanto o Pólo Norte eo Pólo Sul tem um clima calota de gelo , e mesmo nos meses de verão a temperatura mal sobe acima de zero graus Celsius ( 32 graus Fahrenheit ) . Groenlândia e da Antártida são ambos exemplos de um clima de calota de gelo onde os invernos são longos e escuros devido ao ângulo de rotação da Terra sobre seu eixo. Antarctica é na verdade um continente coberto por um lençol gigantesco de gelo que permanece por toda a mudança das estações .
Ice and Precipitation
A grande extensão de gelo encontrados nos pólos realmente ajuda a manter as temperaturas frias , refletindo a energia do sol de volta para a atmosfera. No entanto, apesar do gelo constante, climas calota de gelo são realmente regiões secas que experimentam muito pouca precipitação anual. Quando a precipitação ocorre, temperaturas frias garantir que ele será neve não importa o mês do ano .
Elevada altitude Climas
Polar e até capa de gelo condições climáticas também são encontrados em altitudes elevadas em cadeias de montanhas. Por do Monte Kilimanjaro na Tanzânia , por exemplo , a base tem um clima tropical, enquanto a cúpula experimenta neve e das condições polares durante todo o ano . As geleiras cobrem 10 por cento a 11 por cento da área terrestre do planeta , a qualquer momento, e de acordo com a Sociedade Americana de Meteorologia são encontrados acima da " linha de neve " em cadeias de montanhas , mesmo nos meses de verão .
Alterações Climáticas
climas calota de gelo são realmente ambientes muito frágeis, e dados de satélite da Nasa mostra claramente que a calota de gelo no Pólo Norte está derretendo a uma taxa de quase 10 por cento por década . Grave altas temperaturas causam a calota de gelo a derreter, diminuindo a área de gelo reflexivo e contribuindo para temperaturas ainda mais quentes como a Terra absorve mais calor . Os cientistas da NASA prever que, nessas condições no Ártico pode perder todo o seu gelo no verão em menos de um século, mudando efetivamente o clima .