Como funciona um Tsunami

? Um resultado tsunami quando um grande volume de água do oceano é rapidamente deslocadas. Vários eventos calamitosos são capazes de produzir um deslocamento . Uma vez que a energia de um evento como esse é desencadeada , corridas de água em todo o oceano em grandes velocidades , até que , finalmente, bate em uma linha costeira . O resultado é muitas vezes um rastro de destruição que pode chegar a mais de mil metros ( vários milhares de pés) para o interior. O deslocamento da Terra

placas tectônicas se encontram acima do manto da Terra. Essas placas cobrem a superfície do planeta, incluindo altas montanhas e oceanos profundos. As placas tectônicas se mover constantemente , embora na maior parte deslocando para trás e para a frente , a poucos centímetros por ano . Às vezes , as forças abaixo da superfície se acumulam, e as placas de mudar mais violentamente . Terremotos ao longo de linhas de falhas , erupções vulcânicas e deslizamentos de terra em larga escala são todas as possibilidades como as forças liberar energia. Quando as placas se o suficiente para que uma desliza debaixo de outra , o resultado é chamado de um terremoto de subducção .
O evento definidor para um Tsunami

Quando terremotos de subducção ocorrem no fundo do oceano , a mudança violenta para cima de uma placa tectônica também se move de toneladas de água do mar para cima . Se o terremoto de subducção ser suficientemente forte e repentina , a coluna de água se move para fora como um tsunami. Terremotos de subducção são a principal causa de tsunamis , mas eles não são o único. Deslizamentos grandes que ocorrem submarina ou perto de uma linha de costa , também são capazes de desencadear um tsunami , se o movimento desloca um grande volume de água do mar . Geleiras parto e vulcões submarinos próximos à superfície do mar também podem produzir um tsunami. Não cada um desses eventos resulta imediatamente em um tsunami e , deverá ocorrer um , ele não pode correr através do oceano em grandes velocidades , nem pode ser grande o suficiente para impactar a costa. O oceano muitas vezes absorve grande parte da energia liberada por esses eventos. Oceano profundidade e próximas massas também pode absorver a energia ou influência a criação de um tsunami.
Tsunamis no Mar

Um tsunami viaja para fora de sua fonte de velocidades próximas às de um avião . Em 805 quilômetros por hora (500 quilômetros por hora ) ou mais , um tsunami que ocorre na costa asiática pode atingir a costa do Pacífico dos Estados Unidos em cerca de 24 horas. O volume de água do oceano se movendo em uma tsunami atinge todo o caminho até o fundo do oceano . Como resultado , a onda de tsunami na parte superior do oceano é muitas vezes de tal altura insignificante que aqueles a bordo de uma embarcação pode não perceber um tsunami passou por baixo deles. No mar aberto, uma altura de onda tsunami só pode chegar a menos de um metro , ou cerca de 1 ou 2 pés.
Shoreline Efeito

Oceano profundezas diminuir rapidamente como uma tsunami atingir a costa. O atrito da água contra o fundo do mar raso força a onda de desacelerar, mas não pode liberar a energia ainda armazenada dentro da onda. A combinação de uma onda de desaceleração e uma fonte de energia constante faz com que o movimento de onda na única direção que pode - em linha reta. Como a extremidade traseira da onda alcança a parte retardado por águas rasas , a onda cresce a alturas de 30 metros ( 100 pés ) ou mais. Cocho da onda atinge o litoral em primeiro lugar, e as águas realmente recuar da praia e as baias vazias de água. Este inconveniente temporário , dura apenas cerca de cinco minutos antes do topo da onda atinge a terra com toda a força da energia que armazenou dentro . Tsunamis frequentemente consistem em mais do que uma onda . Dependendo da distância entre eles, as ondas podem acumular-se para formar uma onda enorme tsunami ou produzir uma série de ondas de tsunami devastadores , cada um contribuindo para a destruição da costa.

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]