Se você mora em uma zona de tsunami, ou estiver hospedado em um de férias, elaborar um plano de onde ir em caso de uma advertência. Para saber se você vive ou está de férias em uma zona de tsunami, contacte o centro de alerta de tsunami mais próxima de sua região , como o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico . O seu plano de fuga vai variar de acordo com onde você está no momento , mas deve incluir indo imediatamente para a sua área segura mais próxima a 15 minutos de viagem. Áreas seguras são 3,2 km (2 milhas) do interior ou terreno de 30 metros (100 pés) acima do nível do mar , ou simplesmente como muito longe da costa e tão alto quanto você pode ir no tempo disponível , mantendo longe de rios e córregos que levam à oceano. Pratique indo para o seu lugar seguro , de modo que você está familiarizado com a rota mesmo à noite ou com má visibilidade .
Cuidado para avisos
Conhecer todos os sinais de alerta de um tsunami pode salvar preciosos minutos em seu tempo de reação . Sinais naturais de um tsunami incluem uma rápida queda no nível de água do mar , um rugido do oceano ou um terremoto. Você também pode ouvir uma sirene, o pessoal de emergência pode bater em sua porta , ou meios de comunicação públicos podem fazer anúncios no rádio e na TV. Não espere ouvir um anúncio oficial . Você deve reagir a qualquer sinal de que você percebe em primeiro lugar, seja natural ou oficial. Se você é pela costa e sentir um terremoto ou ouvir um alerta de tsunami , não espere ver tirar a água de volta. Nem todos os tsunamis começar com uma queda no nível de água do oceano.
Mover-se para um Refúgio
movimento rápido , mas calmo para um lugar seguro deve ser a sua reação imediata a um alerta de tsunami . Largue tudo o que você está carregando no momento e ficar longe de fios elétricos caídos . Mover-se para o local indicado pelo seu plano de segurança, ou, se o pessoal responsável , tais como professores, de emergência ou de autoridades legais estão presentes , siga as suas instruções. Os andares superiores de altura, reforçado hotéis de concreto pode oferecer um refúgio seguro, se você não conseguir chegar ao terreno elevado rapidamente. Em áreas de baixa altitude , movendo-se a qualquer altitude mais elevada , como escalar uma árvore, é mais seguro do que ficar no chão. Segurando um item que flutua também pode ajudar a salvar sua vida. Se você está em um grande barco ou navio , movendo-se para águas profundas é muitas vezes a opção mais segura . Amarração seu barco e viajar para terras altas do interior é mais seguro se você estiver em um pequeno barco , mas você deve confiar em autoridades portuárias para orientação.
Ficar parado
Esperando pacientemente em seu local de refúgio deve mantê-lo seguro até que o perigo é passado. A primeira onda do tsunami raramente é o maior e surtos pode durar mais de 12 horas. Fique em um lugar seguro até que um funcionário informa o tsunami acabou. Confira você mesmo e os outros por lesões. Exercer pressão sobre e aumentar qualquer parte do corpo que está sangrando . Não mova feridos , mas cobri-los com cobertores , se disponível. Abastecimento de água municipais são susceptíveis de estarem contaminados , por isso beba apenas água engarrafada , se estiver disponível , e verificar se os alimentos estão intactas antes de comer. Manter uma boa higiene , como lavar as mãos antes de comer, na medida do possível , para ajudar a evitar a captura de todas as doenças que podem sair. Tsunamis , por vezes, introduzir animais perigosos em uma área, por isso tome cuidado quando se deslocam por áreas afetadas uma vez funcionários ter-lhe dito o tsunami acabou.