Cientistas categorizar os tipos de erupções em dois extremos : erupções explosivas e erupções efusivas . Como o nome indica , erupções explosivas são violentos e enérgico, como Mount Saint Helens ou Pompéia, enquanto erupções efusivas são muito mais silenciosos e menos ameaçador , exemplificada pelos vulcões das ilhas havaianas. Nem todas as erupções necessariamente perfeitamente se encaixar em uma ou outra categoria , mas pode ser uma mistura de ambos os tipos.
Viscosidade e Gás
variabilidade Erupção corresponde principalmente com a composição do magma do vulcão - incluindo o conteúdo de gás - e sua resistência ao fluxo , conhecido como viscosidade. Os líquidos com baixa viscosidade fluir com maior facilidade , enquanto líquidos com maior viscosidade fluir menos prontamente . Viscosidade de um magma também determina a facilidade com que gases podem escapar dele. Magmas de viscosidade mais elevados tendem a resistir à expansão das bolhas de gás , resultando num aumento da pressão . É importante notar que magmas em diferentes vulcões possuem diferentes quantidades de gases dissolvidos - principalmente de dióxido de carbono , sulfeto de hidrogênio e vapor de água . Magmas abundantes nestes gases dissolvidos conter potencial mais explosivo do que aqueles carentes de gases dissolvidos. No geral, de alta viscosidade , juntamente com grandes volumes de gás produzir as erupções mais explosivas , enquanto baixa viscosidade e menos gás produzir erupções efusivas .
Temperatura e Composição Química
Duas variáveis principais que afetam a viscosidade do magma são a sua temperatura e do nível de sílica. Quanto mais baixa for a temperatura a que um magma irrompe , maior é o seu potencial de explosão , e vice-versa . Quanto maior for o seu teor de sílica , o mais viscoso - e, portanto , explosivo - o magma vai ser . Vulcanologists comumente classificam magma em três tipos principais , com base no nível de sílica : basáltico , andesito e riolíticos . Magma basáltico possui o mínimo de sílica, rhyolitic possui o maior número de sílica e magma andesítica cai entre os dois extremos. Portanto, magmas basálticos são menos viscoso , o fluxo mais facilmente , e produzir as erupções mais calmas , enquanto que magmas riolíticos são os mais viscoso , prendendo uma quantidade significativa de gás e em erupção com a maior ferocidade .
Erupção Frequency variabilidade
Infelizmente, como terremotos , erupções vulcânicas não pode ser previsto com um considerável grau de confiança, e compreensão científica da relação entre a ferocidade ' vulcões e freqüência de erupção deixa muito a desejar. De um modo geral , no entanto, erupções de menor escala ocorrem com mais freqüência do que as maiores , porque é preciso tempo para a alta pressão ligada a erupções poderosas para construir. Por exemplo, muitos dos vulcões do tipo efusivo característicos da cadeia havaiana ilha entrar em erupção com bastante frequência. Kilauea no Havaí é um dos vulcões mais ativos do planeta , com média de mais de uma erupção a cada quatro anos . Algumas das erupções do Kilauea pode durar anos , até décadas , por fim. Por outro lado, as erupções mais violentas da Terra vem de vulcões há muito adormecida , conhecidos como caldeiras riolito . Como o nome indica , estes vulcões conter o tipo mais explosivo do magma, rhyolitic . Erupções caldeira Rhyolite são pensados para ocorrer apenas a cada 10.000 a 30.000 anos, ou até menos. Os cientistas estimam que Yellowstone - uma caldeira riolito geologicamente ativo - entra em erupção , em média, apenas uma vez a cada 600 mil anos , e é esperado para ser muito violento e de longo alcance em seus efeitos quando o faz
.