forma Tsunamis quando um volume substancial de água do mar - ou, raramente, água em um lago - de repente torna-se deslocada . As causas mais comuns de tsunamis são fortes terremotos que ocorrem em uma zona costeira ou offshore. Ocasionalmente, no entanto , outros fenômenos naturais podem causar tsunamis - ou seja, debaixo d'água ou deslizamentos de terra costeiras ou erupções vulcânicas , ou muito raramente, meteoros caindo em corpos d'água
Tsunami Propagação
<. p> ao contrário de maremotos , tsunamis estender a partir da superfície do oceano todo o caminho para o seu piso . Em águas abertas oceânicas, tsunamis viajar mais rápido do que quaisquer outras ondas do planeta : cerca de 650-950 quilômetros por hora - o equivalente à velocidade de aviões a jato . Curiosamente, tsunamis são quase imperceptíveis para barcos de estar em águas profundas - a sua altura de onda é inferior a um metro (três pés). Mas quando tsunamis entrar na água rasa perto de uma linha de costa , a água se retira da praia e da altura da onda aumenta drasticamente , criando a parede imponente característica da água. Porque terremotos e outros fenômenos que causam tsunamis não pode ser previsto com precisão , tsunamis também não pode ser previsto muito tempo de antecedência . No entanto, uma vez que um evento potencialmente causadores de tsunami ocorre , os cientistas determinar como as ondas longas poderia tomar para atacar as áreas que poderiam ser afetadas. Eles dividem os possíveis períodos de tempo em três categorias , com base na distância .
Tsunami local
tsunamis locais são aqueles que as áreas de impacto dentro de cerca de 100 milhas ( 60 km ) de seu ponto de geração. Eles atacam em uma hora ou menos , às vezes em poucos minutos. Tsunamis locais foram produzidos pelo terremoto que atingiu ao largo da costa do Japão, em março de 2011; esses tsunamis cano para as cidades costeiras mais próximas em menos de 35 minutos. Infelizmente, tsunamis locais produzidos por eventos geológicos em estreita proximidade com as margens afetadas não proporcionar às pessoas com tempo de aviso suficiente , tornando-se extremamente perigoso. No entanto , as pessoas em áreas muitas vezes se sentem balançando com o terremoto ou outro evento tsunami geradora de como ele ocorre - se este for o caso , não espere por um alerta de tsunami a serem emitidas; imediatamente ir para o interior para terrenos mais elevados.
Regional Tsunami
tsunamis Regionais são formados a distâncias maiores de distância da costa do que tsunamis locais e, portanto, demorar um pouco mais para chegar a esses litorais . Eles atacam as regiões mais ou menos 100 a 1.000 quilometros (60 a 600 milhas ) de onde eles formaram . Esta distância significa que o seu tempo de viagem varia entre uma e três horas . Por exemplo, os tsunamis produzidos pelo terremoto de março 2011 ao largo da costa do Japão tomou uma a duas horas para atacar as partes do Japão que estavam situadas mais longe o seu epicentro. O aumento do tempo de viagem dos tsunamis regionais proporciona às pessoas uma maior oportunidade para fugir.
Distante Tsunami
Tsunamis gerados a partir de fontes distantes ter o tempo mais longo de todos para chegar ao seu final destinos . Tsunamis de longa distância são originários de zonas mais de 1.000 quilômetros ( aproximadamente 600 milhas) de distância do seu local de impacto. . Isso equivale a um tempo de viagem de três horas ou mais . Tsunamis gerados pelo terremoto japonês março 2011 levou mais de 11 horas para chegar à costa da Califórnia . Tal quantidade considerável de tempo permite que as autoridades uma ampla oportunidade de emitir alertas e ajudar as pessoas a evacuar .