Vulcões , é claro, são eles próprios acidentes geográficos : às vezes sutis, às vezes inconfundível e dramática. A silhueta acentuadamente cônico de um vulcão composto ou - a imagem clássica de um vulcão na maioria das mentes - deriva camadas entremeadas de lava viscosa , cinzas e outros materiais " piroclásticas " acumulados ao longo de muitas erupções e emissões . Em contraste, um vulcão escudo - como enorme Mauna Loa e Mauna Kea , no Havaí - assume uma inclinação muito mais suave do que flui facilmente lava basáltica . Vulcões podem também assumir a forma de cones de escória e domos de lava . Onde intemperismo e erosão têm despojado camadas exteriores de vulcões extintos , tudo o que pode ser deixado na paisagem são remanescentes resistentes de suas " gargantas " e condutas , na forma de pescoços vulcânicas ( ou fichas ) e diques. Um exemplo famoso mundialmente do primeiro é Shiprock no Novo México. Nos oceanos , montes submarinos vulcânicos e arcos insulares são as principais características que marcam as margens tectônicas voláteis.
Crateras e Crater Lake Calderas
do Oregon é uma caldeira inundada na escala da cascata .
Uma cratera vulcânica é a abertura do magma conduta de transporte para a superfície. Normalmente é um relativamente pequeno marcando um respiradouro concavidade , como no cume principal de um vulcão. Longe maior é uma caldeira , que basicamente é uma cratera em ruínas ou recolhido formado a partir de uma erupção explosiva ou simplesmente o esvaziamento de uma câmara magmática subjacente. " Caldera " deriva do espanhol para caldeirão. Estas depressões abertas são muitas vezes mais de 16 km (10 milhas) de largura e , por vezes, mais amplo. Crater Lake do Oregon na escala da cascata é chamada erroneamente : É realmente uma cratera criada pela erupção maciça do Monte Mazama alguns 7700 anos atrás, posteriormente inundado com neve derretida . Muitas vezes - como no Crater Lake - novos cones vulcânicos começam a se formar dentro de uma caldeira , o que demonstra o vulcão , apesar de sua boca maldita , está longe de ser morto
Erupções e Geografia
. basaltos de inundação
subjacentes a grande Columbia Plateau , no Noroeste do interior.
Vulcões também construir formas de relevo longe de suas aberturas através da disseminação e petrificação de seu magma e outros materiais piroclásticos . Fissura erupções de basalto, muitas vezes chamados de " basaltos de inundação, " pode construir vastos planaltos de lava que cobrem milhares de quilômetros quadrados. A Columbia Plateau no noroeste dos Estados Unidos é um exemplo; outros são o Deccan e armadilhas siberianas . Fluxos de lava muitas vezes seguem drenagens fluviais existentes . Se mais fraco rocha circundante corrói longe , o fluxo , agora um cume topográfico, pode criar um " vale invertido. "
Interação Forças geomórficas
Geleiras esculpir nas coroas de muitos dos grandes vulcões do mundo .
influência de um vulcão em uma paisagem nunca ocorre em um vácuo. Outros fatores de escultura de terra funcionar em conjunto , ea interação pode produzir características geomorfológicas distintas. Altas vulcões muitas vezes suportam geleiras alpinas , eo trabalho de escultura dessas massas de gelo neutraliza a ação de construção de montanha de erupções ativas. Montagem Jefferson nas cascatas de Oregon não é extinto, por exemplo, mas durante suas recentes geleiras quiescência ter roído um cone íngreme de seu cume. Erupções que ocorrem sob calotas polares , tais como aqueles na Islândia ou na Antártida , produzir seus próprios acidentes geográficos característicos como lava -flowing fresco atende gelo , por exemplo, as montanhas mesa-como chamadas " Tuyas ". Rios , entretanto, prontamente esculpir canyons no encostas de vulcões. A estratovulcão ou vulcão escudo comumente suporta uma drenagem radial distintivo com correntes caindo por todos os lados da cúpula central.