maioria dos tsunamis não são poderosos e só atingem alguns centímetros (ou polegadas). Quando ocorrer tsunamis fortes , eles podem alcançar alturas de vários metros. Como tsunamis afastar-se de suas fontes originárias e encontrar água do oceano profundo , eles ficam mais curtos e pode encolher até 0,3 metro (1 pé ) ou menos. Quando tsunamis mover perto da costa ou sobre a água rasa , eles ficam mais alto novamente e pode causar danos significativos quando eles fazem landfall . Usando modelos de computador , a National Oceanic and Atmospheric Administration mostrou que alturas do tsunami em estados como Oregon e Califórnia pode chegar a 21 metros (70 pés).
Ondas Altura em Terra
A vida de um tsunami , eventualmente, termina depois de ele se move para a terra , interage com objetos e desaparece. Cientistas definem run-up como a altura de um tsunami em seu ponto mais distante interior. Essa altura pode ser diferente a partir da altura do tsunami tinha quando mudou-se através da água. Run -up alturas em terra são muitas vezes duas vezes a altura do tsunami em seu ponto landfall . É comum ver alturas de 10 metros (30 pés) de run- up , mas em raras ocasiões, essas alturas pode chegar a 90 metros (300 pés).
Tsunamis Mudança na costa
Quando um tsunami atravessa terra e se move através da terra, sua altura e direção pode mudar em diferentes locais ao longo de seu caminho . Algumas regiões podem ter efeitos diferentes daqueles das regiões vizinhas . Os investigadores que estudam sequelas de um tsunami usar uma variedade de técnicas para estimar a altura de um tsunami em terra. Por exemplo, eles podem olhar para os detritos em galhos de árvores e medir a distância do chão para os detritos.
Silenciosas, invisíveis Killers
Um tsunami consiste de uma série de ondas que têm longos períodos e os comprimentos de onda . Mesmo que um tsunami pode viajar a velocidades de mais de 970 quilômetros por hora (600 milhas por hora) , não é possível detectá-los do ar ou a bordo de um navio que poderia ser na área. Muitas pessoas podem pensar que estas ondas destrutivas só ocorrem durante os terremotos , mas outras forças , como deslizamentos de terra e erupções vulcânicas, pode gerá-los também. Qualquer perturbação que desloca uma grande quantidade de água a partir de seu ponto de equilíbrio pode criar um tsunami mortal.