Organizar a escala de sua variável ordinal de uma forma consistente com a sua hipótese. Suponha, por exemplo, que você quer mostrar o efeito do entusiasmo político sobre probabilidade de votar . Se a hipótese de que um maior nível de entusiasmo para a política corresponderá a uma maior probabilidade de votar , não crie uma escala ordinal , em que 5 é igual a apatia e um é igual a muito entusiasmado. Isso resultará em uma inclinação negativa em seu gráfico.
2
Determinar se a variável ordinal é a variável dependente ou independente. A variável dependente é afetada pela variável independente. Veja este exemplo da ciência política : a estabilidade nacional é afetada por nível de democracia . Estabilidade nacional é a variável dependente ; nível de democracia é a variável independente . É provável (embora não universalmente ) o caso de que a variável ordinal será a variável independente.
3
Desenhar um gráfico xy , ou criar um usando seu software gráfico. Este gráfico parece que a letra " G ", com o eixo - x , tendo a linha horizontal e o eixo - y , tendo a linha vertical .
4
Inserir a variável dependente do eixo y e a variável independente sobre o eixo x . Se houver mais de uma variável independente, você precisará configurar um gráfico tridimensional ou simplesmente para exibir os resultados de regressão em um formato de matriz .
5
Criar um sistema numérico para representar seus valores ordinais . Por exemplo, a variável ordinal pode ser nível de ensino. Neste caso, você pode atribuir o número 1 com " concluído o ensino médio "; 2 para " alguma faculdade "; e 3 para " escola de graduação concluído. "
6
Espaço para fora a distância entre as fileiras ordinais ( no exemplo outr , os números correspondentes ao nível de educação ) uniformemente sobre o seu gráfico , como você faria com um intervalo variável. Faça isso mesmo que a distância entre fileiras em variáveis ordinais não é igual (ou seja , a diferença entre a conclusão do ensino médio e obter um BA é maior do que a distância entre a obtenção de um BA e obtendo um MA). Você deve ser capaz de dizer que você está trabalhando com uma variável ordinal , porque você vai representar graficamente uma curva ao invés de uma linha .
7
Terreno seus dados. Suponha que a variável dependente é a renda e sua variável independente (também a variável ordinal ) é uma escala de 5 pontos descrevendo nível de um indivíduo de felicidade no trabalho. Se um indivíduo é um 4 na escala de felicidade e ganha R $ 30.000 por ano , coloque um ponto acima de 4 no eixo - x e próximo a $ 30.000 no eixo -y , de modo que duas linhas imaginárias sair do ponto que se cruzam perpendicularmente com cada um desses valores nos eixos .