Verter o líquido a ser evaporado no vácuo frasco de braço lateral , tendo o cuidado de preencher apenas que um terços ou menos. Isto evita que o líquido seja acidentalmente arrastado para a linha de vácuo que se bolhas ou espuma durante a evaporação . Adicione algumas de ebulição para evitar colisões ou salpicos , no caso o líquido ferve .
2
selar a abertura do frasco com uma rolha de borracha e apertar o frasco no lugar, presa ao suporte de anel, para evitar que ele tombe .
3
Coloque uma mangueira de borracha de paredes grossas para a entrada de vácuo do frasco, em seguida, conecte a outra extremidade da mangueira à entrada de uma câmara de frio presa a um suporte de anel. Anexar uma segunda mangueira entre a saída da câmara de frio e uma fonte de vácuo , tal como uma bomba . Mergulha-se o condensador arrefecido em isopropanol /gelo seco para arrefecer .
4
Ligar a fonte de vácuo de modo que o vácuo é aplicado ao balão . Dependendo do líquido , que pode começar a bolha ou espuma . Você pode afrouxar um pouco o grampo e agitar suavemente o frasco para promover a evaporação mais uniforme ou mais eficiente .
5
Observe o frasco para ver a velocidade com que o líquido está evaporando . Se , após alguns minutos, não há evaporação apreciável , solte o grampo no frasco e deslize o banho de água quente por baixo, em seguida, inserir o balão no banho-maria e volte a apertar a braçadeira . O calor aplicado irá acelerar a evaporação mais.
6
Observe o frasco, com um pouco de agitação intermitente, até que todo o líquido tenha evaporado . Desligue a fonte de vácuo , em seguida, desconecte as mangueiras de borracha. Esvaziar a câmara de frio em um recipiente adequado de resíduos perigosos , tendo o cuidado ao manusear os componentes armadilha extremamente frias.