A probabilidade problema básico com um dado de seis lados é determinar quão provável é de rolar qualquer número particular. A fórmula para determinar a probabilidade neste caso é levar o número de maneiras diferentes que uma determinada coisa poderia acontecer , e dividi-lo pelo número de coisas diferentes que poderia acontecer . Quando você rolar um dado de seis lados , há apenas seis coisas que poderia acontecer : você pode rolar a 1, 2, 3, 4, 5 ou 6 Há apenas uma maneira de rolar qualquer número ; você só pode rolar um 1 rolando uma 1. Então , se dividirmos o número de maneiras o resultado poderia ocorrer (1) pelo número de resultados que podem ocorrer (6) temos uma probabilidade de 1 em 6 para rolar qualquer especial número.
quatro rolos
Se um dado de seis lados é enrolado quatro vezes seguidas , quais são as chances de rolar o mesmo número de cada vez? A fórmula para a solução deste problema é a probabilidade de se multiplicar as probabilidades individuais pelo número de rolos . Sabemos que as chances de rolar qualquer número em particular é de 1 em 6 , e estamos rolando quatro vezes , por isso precisamos de multiplicar por 1/6 1/6 1/6 por 1/6 por . O resultado desse cálculo é de 1 em 1296, então essas são as chances de rolar o mesmo número quatro vezes.
Par ou Ímpar
Para determinar as chances de rolar um número par ou um número ímpar com um dado de seis lados , você deve primeiro considerar o número de resultados possíveis (que é 6) e , em seguida, o número de resultados que correspondam à definição que você escolheu. Desde há três números pares em um dado de seis lados (2 , 4 e 6 ) e três números ímpares ( 1, 3 e 5 ), este número é 3 Então você dividir o número que corresponde a sua definição (3) pelo número total de possíveis resultados (6). O resultado é de 1 em 2 , então há uma chance de cinqüenta por cento de rolar um número par e uma chance de cinqüenta por cento de rolar um número ímpar.
Um número menor de três
a mesma fórmula pode ser usada para mostrar não só a probabilidade de rolar um número par em um dado de seis lados , mas as chances de rolar um número menor ou maior do que qualquer outro número . Por exemplo, se você quer saber as chances de rolar um número menor do que três, você deve primeiro determinar o número de possíveis maneiras de rolar um tal número em um dado de seis lados e , em seguida, dividir esse número pelo número de resultados possíveis de rolar um dado de seis lados . Uma vez que existem duas formas possíveis para a implantação de um número menor do que 3 (você pode rolar um 1 ou um 2 ) e 6 números possíveis que você poderia rolar , a resposta é 2 de 6 , ou 1 em 3 chances de rolar um número menor do que 3