Os átomos são feitos de prótons , que são carregados positivamente ; nêutrons , que não possuem carga ; e elétrons, que são carregadas negativamente . Átomos de um elemento normalmente contêm prótons e elétrons em igual número e por isso são eletricamente neutros . Às vezes, porém , os átomos podem perder ou ganhar elétrons os extras . Um átomo assume uma carga global negativa se ganha elétrons e , por outro lado , torna-se positivo se perde elétrons . Grupos feitas de vários átomos unidos também pode perder ou ganhar elétrons . Um átomo ou grupo de átomos que adquiriu ou uma carga positiva ou negativa é um íon.
Eletronegatividade
Cada átomo tem um núcleo contendo prótons com carga positiva e tende a atrair elétrons carregados negativamente. Os químicos desenvolveram uma medida para a extensão dessa atração e prazo, eletronegatividade . Diferentes elementos, devido às variações no tamanho dos seus átomos e outros fatores , são muito diferentes em eletronegatividade . Elementos em direção à esquerda da tabela periódica , como o sódio , tem menores valores de eletronegatividade , e elementos do lado direito , flúor , por exemplo , têm valores mais elevados.
Formar iões
Normalmente , os átomos que são a união contribuir um elétron cada um para a ligação e estes dois elétrons são compartilhados. Dois átomos com uma grande diferença de electronegatividade , no entanto , ligação diferente . O átomo mais eletronegativo leva ambos os elétrons e acaba com uma carga global negativa. O outro átomo de o par de electrões e perde a sua torna-se positivo . Os dois átomos então colados um ao outro , porque há uma atração mútua entre suas cargas opostas .
Cátions e ânions
Os químicos referem-se aos átomos mais eletronegativos ou grupos atômicos que se tornam íons negativos como ânions. Um ânion é um caso específico de um íon ; é um ião negativo . Os íons positivos são chamados de cátions. Como um exemplo , o sal de mesa comum , ou cloreto de sódio , é feita do catião de sódio , Na + , e o anião cloreto , Cl . O oxidante de nitrato de potássio , comumente utilizado em fogo de artifício , é feito de o catião potássio , K + , e o anião nitrato , NO3 , de modo que este é um exemplo em que o anião é um grupo de átomos , em vez de um único átomo .