Como calcular o ângulo de espalhamento

Scattering é um processo físico que envolve a mudança na trajetória de um objeto quando ele entra em contato com outro objeto. Por exemplo, quando uma bola de bilhar bate em outra em repouso sobre a mesa , o caminho da primeira muda. Como resultado deste efeito , a segunda esfera , também começa a mover , em algum sentido . O ângulo no qual o primeiro bola espalha para fora da segunda esfera é chamado o ângulo de espalhamento . Para objetos simples, como bolas de bilhar , este ângulo pode ser facilmente calculado usando as leis da física do movimento. Instruções
1

Desenhar uma linha reta longa de 6 polegadas em um pedaço de papel. Desenhar um pequeno círculo com um raio de cerca de 1 polegada de um lado da linha de tal forma que o centro do círculo está na linha . Este círculo representa o corpo em repouso . Anote o seu raio no papel. Vamos supor que o raio é de 1 polegada , que é de R = 1 polegada . Desenhar outro círculo na outra extremidade da linha de tal forma que o seu centro é meia polegada de distância da linha . Desenhar uma linha paralela à primeira linha que passa pelo centro do segundo círculo . Medir a distância entre as duas linhas , utilizando uma régua . Chame essa distância b . Vamos supor que essa distância é de 0,5 polegadas, que é b = 0,5 cm.
2

Divide b por R usando uma calculadora e ligar para este número x . Para o nosso caso :

x = b /R = 0,5 /1 = 0,5
3

Digite o valor de x na calculadora e pressione INV e COS em sucessão . para calcular o cosseno inversa de x . Pressione o botão de multiplicação ( X ) e 2 na calculadora e , em seguida, pressione Enter para multiplicar a resposta com 2. necessário ângulo de dispersão " teta " será exibido na calculadora. Para o nosso caso : .

teta = 120 graus

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