A partir compreender motores de combustão para prever se os padrões , a relação direta entre temperatura e pressão é uma propriedade fundamental de gases encontrados na vida cotidiana. Uma maneira simples de demonstrar isso com um hands-on projeto de ciência requer uma garrafa de refrigerante de dois litros , balões infláveis e duas tigelas de água quente e fria . Primeiro cobrir a abertura da garrafa de refrigerante com um balão vazio ; o ar dentro da garrafa será , à temperatura ambiente , neste momento do experimento . Em seguida, mergulhe o máximo de garrafas possível na bacia de água quente ; observar a mudança na pressão de ar medida que o balão começa a inflar . Pressão em um espaço fechado está relacionada com a energia cinética das moléculas de ar ; medida que a temperatura do ar aumenta , as moléculas vão saltar em torno da garrafa com maior energia , aumentando, assim, a pressão no interior do balão . Em seguida , mover a garrafa para a bacia de água fria , o que fará com que o balão de imediato para esvaziar como a temperatura do ar arrefece e a pressão no interior das gotas do frasco . Se a água é fria o suficiente , o balão pode realmente inverter -se como ele é sugado para dentro da garrafa , devido à baixa pressão.
Dissecação Luz
A luz branca é composta de todas as cores do espectro de luz visível . Rainbows formam quando os raios de luz branca do sol passam através de vapor de água no ar , que divide a luz em comprimentos de onda de componentes de energia eletromagnética . Com um prisma de vidro ou um espectroscópio , a luz pode igualmente ser dissecado em seus comprimentos de onda que compõem a cor, através de um processo conhecido como refração, para a observação em um projeto de ciências . A radiação eletromagnética é onipresente , mais obviamente presente em sua vida cotidiana sob a forma de luz visível. Explique aos alunos que todas as cores que vêem ao longo do dia são compostas por esta energia eletromagnética ; prismas e spectroscopes pode ser usado observar esta propriedade da luz em primeira mão. Como atividade complementar , os filtros de usar a cor para restringir a passagem da luz através do prisma ou espectroscópio ; por exemplo, um filtro roxo só irá permitir que a luz azul para entrar no prisma, portanto, apenas a luz azul e vermelha vão surgir depois que a luz foi refratada .
3D Illusions
Para um projeto de ciência divertida explorando como visão binocular permite que os seres humanos para ver o mundo em três dimensões, dar aos alunos um pedaço de papel , um conjunto de óculos 3D, e um par de rosa e marcadores fluorescentes azuis. Instrua os alunos a desenhar uma imagem simples com o marcador azul que pode ser facilmente replicado , como um boneco ou um quadrado. Em seguida, peça aos alunos para desenhar a mesma imagem no topo da figura original , apenas um pouco deslocado assim que os dois não estão diretamente sobreposta ; consulte a seção recursos para obter exemplos de como isso deve ser feito. Encoraje os alunos a experimentar com seus desenhos e eles vão começar a ver como suas fotos parecem saltar da página por causa do efeito de filtragem de cores. Explique aos alunos que as imagens bidimensionais , como fotos em papel , normalmente não têm uma terceira dimensão , porque ambos os seus olhos estão vendo a mesma imagem . Profundidade só pode ser percebido quando o cérebro recebe duas imagens do mesmo objeto de um pouco diferentes ângulos , o que é normalmente só é possível quando o objeto realmente tem três dimensões . Óculos 3D produzir esse efeito artificialmente , filtrando as cores azul de um olho (o filtro azul) e as cores vermelho no outro (o filtro vermelho ) . Isso cria dois ligeiramente deslocada imagens do mesmo objeto ; seu cérebro leva , então, que as informações e interpreta-o como um objeto tridimensional , apesar do fato de que ele é desenhado em uma tela plana ou um pedaço de papel. Este truque dos olhos e da mente explica muito sobre como a visão binocular permite que os seres humanos para ver duas imagens ligeiramente diferentes e combiná-los em um produto final em 3D no cérebro.
A relatividade da Temperatura
A importância do uso de equipamentos de medição na vida cotidiana pode ser apreciada quando se considera como os seres humanos percebem temperatura em uma escala " relativa" . Por exemplo, pular em uma piscina depois de se sentar em uma banheira de água quente por um período prolongado é uma experiência chocante. O cérebro vai concentrar-se na variação de temperatura nesta situação , em vez de a temperatura absoluta de qualquer ambiente . Um projeto de ciência para demonstrar esse fenômeno em sala de aula requer três taças e acesso à água quente e fria. Arrume as tigelas em uma linha, com o primeiro eo último cheia de água quente e fria, respectivamente. Em seguida , misturar alguma da água quente e fria juntos na bacia meio para criar uma solução morna ; as três taças deve manter aproximadamente a mesma quantidade de água a este ponto. Convide dois voluntários da classe a participar do experimento. Instrua o primeiro aluno a submergir sua mão na água quente eo segundo em água fria por cerca de 20 segundos . Finalmente , diga aos alunos que se movem simultaneamente as mãos da água quente ou fria para o , temperatura ambiente tigela média e pedir-lhes cada para descrever a temperatura desta água. Os alunos irão invariavelmente dão respostas diferentes , apesar do fato de que eles são claramente falando sobre a mesma tigela de água . O estudante , que começou na água quente irá descrever a bacia do meio como o frio do gelo , enquanto o outro aluno vai perceber a mesma água tão quente ao toque. Explique que nenhum dos estudantes estão incorretas na sua percepção ; a relatividade dos resultados obtidos da temperatura em diferentes experiências , dependendo da temperatura da água do estudante ajustado no início da experiência . Apontam também que a relatividade da temperatura é vivida diariamente como você se move entre os diferentes ambientes com temperaturas variáveis.