A massa atômica de um átomo é o peso do átomo padronizado para um átomo de carbono -12 . Este número é usado para calcular tanto massa atômica relativa e massa atômica média. Isso dá peso do átomo em Massa Atómica Unidades ou amus . Este número é específico para um isótopo do átomo de especial . A massa usada é algo ideal , uma vez que não leva em conta as energias de ligação.
Massa atômica relativa
massa atômica relativa é usada na ciência e na indústria.
A relativa massa atômica de um elemento é a média do peso de todos os isótopos em um ambiente normal na crosta da Terra . Este número tem de estar em amus . A União Internacional de Química Pura e Aplicada publica valores sugeridos . Esses valores são atualizados a cada ano e supõe-se que em uma determinada amostra de uma substância , este valor pode ser usado para a ciência ea indústria .
Média Massa Atómica
Média massa atômica é específica para uma determinada amostra .
massa atômica média é um conceito muito parecido com massas atômicas relativas. Novamente , é uma média ponderada de todos os isótopos de um átomo . Para encontrar esse número , a lista de todos os isótopos de um átomo presente , a massa de cada isótopo em amus e abundância relativa de cada isótopo como um decimal. Multiplique a massa de cada isótopo pela abundância desse isótopo . Em seguida, adicione todos os produtos . Esta é a massa atômica média de uma determinada amostra .
Diferenças
relativa e média são muito semelhantes.
massa atômica relativa e média estão intimamente relacionados e que a diferença entre eles é sutil. A diferença está diretamente relacionada com as condições em que são assumidos para ser correto . A massa atômica relativa é considerado correto para a maioria da crosta do planeta Terra e é um número padronizado. Uma massa atômica média só é verdade para uma determinada amostra , como este número pode variar ao longo do geologicamente longos períodos de tempo e de certos processos que mudam de relações isotópicas .