Encontre a hipotenusa do triângulo usando o Teorema de Pitágoras na forma x & SUP2 ; + Y & SUP2 ; = H & SUP2 ;, onde x é a coordenada x , y é a coordenada y e h é a hipotenusa . Por exemplo , a hipotenusa formada com o ponto de origem e o ponto ( 5 , 9 ) se encontra a ser : 5 & SUP2 ; + 9 & SUP2 ; = H & SUP2 ; --- & gt; 25 + 81 = h & SUP2 ; --- & gt; h & SUP2 ; = 106 --- & gt ; h = sqrt ( 106) = 10,3 .
2
Escolha uma função trigonometria inversa , como arcsin , arccos ou arctan , para calcular um ângulo específico. A função apropriada é escolhida com base no que os comprimentos laterais que você está usando para resolver para o ângulo. Por exemplo , os comprimentos de pernas para usar com arctan são o comprimento oposto eo comprimento ao lado do ângulo que está sendo resolvido , porque tangente é igual a ( oposto /adjacente ) .
3
Use um científica ou gráfica calculadora para resolver a função trig inverso utilizando os comprimentos de perna apropriadas. Por exemplo , usando arctan para determinar o ângulo teta & ; com o comprimento da perna oposta 9 e comprimento da perna adjacente 5, a função torna-se: & teta ; = Arctan (9/5) = 60,9 & deg ;