A primeira coisa que você percebe quando você olha para uma curva de resfriamento é nas encostas e planaltos . Há lugares onde a linha no gráfico é plano, e outros em que ela se inclina de forma mais acentuada . Os lugares onde é plana são as temperaturas em que a mudança de fase está ocorrendo - o vapor se condensa a água , ou a água está congelada em gelo. Esta parte da curva ilustra um ponto importante : como uma substância condensa ou congela , sua temperatura não muda
capacidade de calor
O próximo ponto importante sobre o . curva de resfriamento é a inclinação das áreas entre os planaltos . Se fez uma curva de arrefecimento por vapor , por exemplo , a temperatura iria permanecer constante, enquanto que condensada em água no estado líquido , em seguida, começaria a diminuir novamente como a água líquida começou a arrefecer . O declive decrescente ao longo desta área é a capacidade de calor - a variação de temperatura associado com a extracção de uma determinada quantidade de calor . Vai ser diferente para diferentes substâncias.
Sublimação e Deposição
Algumas substâncias têm uma curva de resfriamento incomum em que eles passam diretamente de gás para sólido (ou volta de sólido para gás como você aquecê-los ) . O dióxido de carbono é um . Se você resfriá-lo , você acabará por acabar com dióxido de carbono sólido , mais conhecido como gelo seco , sem passar primeiro por uma fase líquida intermediária . O mesmo vale para a cafeína, que sublima ( passa diretamente do estado sólido para gás), quando aquecida.
Condensação
A forma de curvas de resfriamento revelar um pouco com você sobre o que acontece quando se condensa um gás num líquido , ou quando um líquido congela em forma de um sólido . À medida que as partículas de substância perde energia , diminui a sua velocidade até ao ponto em que as forças entre eles podem mantê-los juntos . Estas interacções libertar energia , que é removido por meio de arrefecimento continuado . Uma vez que a substância começa a se condensar , você está removendo a energia liberada pela formação de ligações intermoleculares em vez de reduzir a temperatura da substância, assim que a temperatura da substância permanece constante durante a condensação e congelamento.