Pára são sons que são causados por uma paragem completa no fluxo de ar seguido por uma abertura total dos articuladores utilizados para que não haja atrito mínimo entre o ar e articuladores . Por exemplo , os sons /p /e /b /são criados usando os lábios para parar o ar.
Implosives
Implosives são as mesmas paradas, com um diferença principal : a direção do fluxo de ar. Aqui, um alto-falante suga o ar através dos articuladores . Estes sons não são usados em Inglês, mas eles ainda são reconhecíveis e ter algum significado. Pense no som feito por um beijo muito alto. Este é um som implosivo .
Taps
As torneiras são semelhantes aos pontos em que eles param o fluxo de ar , mas a parada aqui é muito mais curto. O som é mais suave e mais rápido. Pense na palavra " depois". Em Inglês americano , a letra " t" aqui é uma torneira que realmente soa mais suave e mais perto de um "d" do que em uma palavra como " mesa".
Trills
Trills são a repetição rápida de torneiras . A maioria dos falantes nativos de Inglês aprendendo espanhol tem problemas com trinados , porque eles não são comumente usados em Inglês , por isso, a língua não tem a prática fisiológica de usar a língua como um articulador dessa maneira. Em espanhol a letra " rr" é um trinado "r ". Muitas vezes , as combinações de consoantes como "tr" ou "dr" em espanhol pode ter as mesmas características acústicas como um trinado , pois é o resultado de dois toques em uma fileira , como "t" e "d" são muitas vezes bate em espanhol.
Fricativas
Fricativas são causados pelos articuladores sendo tão juntas que há uma quantidade significativa de atrito entre eles eo fluxo de ar . Exemplos incluem as letras " s " e " z ", que são ambos causados pela língua de posição em relação ao rebordo . A única diferença entre os sons /s /e /z /, é que a primeira é surda ea segunda é dublado .
Affricates
africadas são a combinação de dois sons : paradas e fricativas . Africadas e as paradas são ambos causados por uma parada no fluxo de ar , no entanto, a abertura imediatamente após o encerramento de uma africada é tão estreito que ainda há atrito significativo no fluxo de ar. Um exemplo em Inglês Americano é o som inicial no "chocolate" . Se esse som intial foi uma parada em vez de um affricate , soaria como você está dizendo " tocolate . "
Nasais
Um som nasal é aquele em que o o fluxo de ar é dirigido para fora do nariz , em vez do que a boca . Isto não significa que as articuladores na boca não são utilizados . Os articuladores na boca bloquear o fluxo de ar que sai através da cavidade oral . Por exemplo , o som /m /é causada pelo bloqueio do fluxo de ar com os bordos , e um /n /é causada pelo bloqueio do fluxo de ar com a língua e os alvéolos .
Aproximants
approximants pode ser um pouco mais difícil de distinguir porque os articuladores aqui são muito mais distantes . Estes incluem o "r" e "y" sons em Inglês Americano . Aqui a principal articulador utilizada é a língua e leva-se em diferentes posições e , por vezes, os movimentos na cavidade oral para manipular o fluxo de ar . Note-se que a letra " y " em " amarelo " força a língua para avançar e cair , a fim de criar o som em vez de atingir uma distância em relação a outro articulador.
Vogais
as vogais são os únicos sons que o fluxo de ar não é re- dirigidos ou manipulados pela posição próxima dos articuladores . Vogais envolvem a língua e os lábios em uma posição ainda . A língua pode ser em qualquer número de posições de alto a baixo e da frente para trás. Os lábios podem ser arredondado como no /u /som de " lua " ou bem abertas , como no /i /som em " sair".