As bactérias e archaea que os cientistas descrevem como extremófilos - organismos que se desenvolvem em temperaturas extremas , pressões e os níveis de acidez que outros organismos iria encontrar letal - têm necessidades de crescimento incomuns. Agar funde a 185 graus Fahrenheit , a temperatura na qual alguns termófilos extremos devem viver ; agar líquido teria nenhuma utilidade como um substrato para estes organismos . O Agar não tolerar a acidez extrema de acidophiles , qualquer um; o meio gel poroso não irá definir no ambiente altamente ácido que algumas espécies preferem .
restritiva Crescimento mídia
Os cientistas usam uma variedade de meios de crescimento específico em gel de agar para suportam certos tipos de colônias. Estas placas restritivas permitir que apenas determinadas espécies para crescer em uma fonte de alimento especializado , contando pesquisadores rapidamente se uma certa tensão está presente ou ausente em uma cultura. Tais placas podem testar patógenos altamente específicos, dependendo da natureza do meio de crescimento . Se nada cresce na placa depois de esfregar a superfície do agar com a cultura , em seguida, que as espécies não existe dentro da cultura .
Agentes Antimicrobianos
Pesquisadores mix agentes antimicrobianos em placas de ágar ricos em nutrientes para avaliar a eficácia das soluções antimicrobianas . Uma placa de ágar que não consegue crescer culturas bacterianas apesar de oferecer uma fonte de nutrientes ambiente convidativo e contém um assassino eficaz de bactérias. Alexander Fleming observou o efeito antimicrobiano aparente de pão contendo um tipo de mofo Penicillium ; embora Fleming não percebi isso na época , sua descoberta acidental e observações posteriores levaram à eventual criação de penicilina por Howard Florey e Ernst Chain.
Pure Agar
agar só suporta algumas espécies de micróbios. A maioria das bactérias não pode comê-lo sem um caldo nutriente suplementar misturado ao gel durante o plaqueamento. A resistência de Agar a contaminação microbiana torna ideal para incubação cepas altamente específicos de bactérias . Seu antecessor na placa de laboratório , gelatina, prontamente abriga uma série de micróbios ; essa generalidade tornou difícil para os cientistas para isolar estirpes . Como agar permite aos pesquisadores selecionar para as espécies , tornou-se o meio preferido em placas de Petri .