Coloque todo o aparelho em um ambiente criogenicamente - resfriada. A maioria das aplicações utilizam tubo encamisado que recircula o refrigerante através do sistema . Todas as superfícies são a temperatura controlada pelo refrigerante . A maioria das instalações de produção de azoto líquido e oxigénio usar os gases arrefecidos obtidos por meio de uma válvula de expansão para arrefecer o restante do sistema . A corrente de ar arrefece à medida que entra na porção criogénico da planta .
2
dirigir o fluxo do ar para dentro da parte inferior de uma coluna de fraccionamento de alta pressão . À medida que o ar arrefece , oxigénio líquido começa a formar devido a ter o ponto de ebulição mais elevado . O oxigénio líquido permanece na parte inferior da coluna , como o árgon, e de azoto de fluxo para a parte superior . Ambos os gases de perder mais calor até árgon e azoto passe através da parte superior da coluna para um sub-refrigerador .
3
Dirigir o fluxo de ar a partir do sub -arrefecedor para o fundo de uma baixa coluna de fraccionamento, onde a pressão de árgon liquidifica e se acumula no fundo da coluna . Como o azoto sai do topo da coluna , que é dirigido para dentro de um compressor para liquefazer o azoto e armazená-lo num recipiente de armazenamento de vácuo .
4
Fecha-se o recipiente de recolha sob pressão para manter o azoto na forma líquida.