A fissão nuclear , em oposição à fusão nuclear, é um processo que ocorre em nível atômico da matéria. O termo " cisão " refere-se à divisão de um átomo , o qual produz energia . Este processo é o oposto de fusão nuclear, na qual dois átomos são fundidos , o que exige muito mais quantidade de energia do que a fissão , e é o processo que alimenta o nosso dom. No processo de fissão nuclear, átomos radioativos pesados , como o urânio ou plutônio , são bombardeados com átomos leves , como bário, em uma câmara , que causam os átomos densos e instáveis para quebrar .
produtos
A estrutura de um átomo é composto por um núcleo central orbitado por uma nuvem de energia de elétrons. Os electrões são muito leves , em comparação com as partículas subatómicas que compõem o núcleo . O núcleo é constituído por um igual número de protões e neutrões , os quais constituem a maioria da massa de um átomo . Isótopos são átomos que têm uma quantidade variável de nêutrons , em comparação com o número de prótons de um átomo.
Urânio -235
O elemento urânio , para exemplo, tem um número atômico de 92 , o que significa que ele tem 92 prótons , e deve ter o mesmo número de nêutrons. O urânio -235 é um isótopo do elemento, e tem mais do que a quantidade usual de nêutrons. O urânio -235 também é radioativo , o que significa que é instável em seu estado natural e emite partículas e raios gama . O urânio -235 e urânio -238 utilizado na fissão nuclear , porque, quando é atingido com um átomo de bário , que rompe de uma forma característica de deixar o elemento Krypton e alguns nêutrons livres . Esses nêutrons são necessários para produzir uma reação em cadeia .
Reação em Cadeia
A reação em cadeia na fissão requer um catalisador para começar. Quando os pesados átomos radioativos, instáveis são atingidos por uma explosão dos átomos mais leves e de divisão, a força da divisão de átomos envia partículas subatômicas voando por toda a câmara em que ocorre a reação. Estas partículas de alta energia , em seguida, bater em mais dos átomos radioativos na câmara de reação, em um processo que continua a produzir enormes quantidades de energia , como o material radioativo é aniquilado por voar fragmentos atômicos . Pelo menos um nêutron de cada átomo de urânio quebrado deve atingir outro átomo de urânio para a reação em cadeia para continuar.