A temperatura de um líquido é uma medida do valor médio da energia possuída por as moléculas em que o líquido . Qualquer molécula individual pode possuir muito menos energia do que a média , ou significativamente mais. Algumas destas moléculas altamente energéticos pode escapar do líquido no ar . É por isso que um líquido evapora , mesmo que seja bem abaixo do seu ponto de ebulição.
Vapor Pressão
Se você aquecer o líquido em um ambiente fechado , essas moléculas altamente energéticas que escapou do líquido não são livres para passear , mas estão presos no espaço confinado acima da superfície do seu líquido. Alguns deles vão voltar a entrar na fase líquida , enquanto outras moléculas são simultaneamente escapar dele . As moléculas na fase de vapor de exercer uma pressão sobre os lados do recipiente . Esta é a pressão de vapor.
Equilibrium
Um líquido mantido a uma temperatura fixa abaixo do seu ponto de ebulição pode chegar a um equilíbrio em que o número de moléculas de escapar é igual ao número de reentrar na fase líquida . Se a temperatura for baixa , o número de moléculas na fase de vapor acima da superfície será baixo quando este equilíbrio é estabelecido . A uma temperatura mais elevada , existem mais moléculas em fase de vapor em equilíbrio . Os aumentos de pressão de vapor quando a temperatura aumenta
ebulição
A água ferve a 212 graus Fahrenheit em uma atmosfera padrão de pressão . ; que ferve a uma temperatura inferior se a pressão é mais baixa . O ponto de ebulição de um líquido é a temperatura à qual a pressão de vapor é igual à pressão atmosférica . Se você quiser fazer sua xícara de chá no topo do Monte Everest , você teria alguns problemas. A pressão é muito menor em altitudes elevadas , de modo que quando se aquece a água , a sua pressão de vapor é igual à pressão atmosférica circundante a temperatura mais baixa do que seria a uma altura mais baixa e o chá não estará tão quente . Você precisa beber -lo rapidamente antes que esfrie ainda mais.